Connect with us

Economia

Agricultura: conferência debate desafios entre importação e produção local de alimentos

Published

on

A revista Economia e Mercado, da edições Edicenter, realiza, às 09 horas desta quarta-feira, 19, em Luanda, a sua terceira edição da conferência sobre agricultura, com as abordagens a se centrarem no tema ‘Produção nacional versus importação. Que caminhos?’.

Segundo o comunicado do evento, a que o Correio da Kianda teve acesso, o objectivo do encontro é aferir o papel que o sector produtivo, a banca e o Governo devem assumir no contexto de redução da oferta mundial de alimentos, bem como os principais desafios da agricultura no país.

São esperados 80 convidados entre políticos decisores e especialistas dos sectores da agricultura, banca e seguros, entre outras. Além de um vasto público, que devido a pandemia da Covid-19, deverá acompanhar virtualmente, através de várias plataformas ZOOM.

Temas em discussão

A conferência sobre agricultura contará com o Secretário de Estado para a Economia, Mário Caetano João, cuja apresentação será sore o fomento da produção nacional, ao passo que o Director do GEPE do Ministério da Agricultura e Pescas, Anderson Jerónimo, vai apresentar os principais resultados obtidos no ano agrícola 2019-2020.

Para o fecho do primeiro painel do encontro, o programa reserva um debate entre o Secretário de Estado da Economia, Mário João, o PCE do Banco de Desenvolvimento de Angola, Henda Inglês, o Director do GEPE do Ministério da Agricultura e Pescas, Anderson Jerónimo e o Chefe do Gabinete Jurídico e Contencioso do Instituto Nacional de Segurança Social, Wilson Santos, que vai discutir sobre o pacotes financeiros públicos, o financiamentos e desenvolvimento de projectos agrícolas e as acções em curso no âmbito da produção nacional.

O segundo painel da conferência será igualmente um debate a volta de dois temas: crédito à agricultura: produtos financeiros para o sector agrícola; visão dos produtores e dos gestores das instituições financeiras. Para este debate estão convidados a Directora da Direcção de Agronegócio do BFA, Maria Filomena Nogueira, o Director Central do BIC Agro, Jorge Veiga e o Director-geral Agropromotora, José César.

Sobre o evento

A conferência nacional sobre agricultura é uma iniciativa da Revista Economia e Mercados, que a promove há três anos. Em 2020, aquando da realização da sua segunda edição, abordou a “Segurança Alimentar, Alterações Climáticas e Gestão de Recursos Naturais no Contexto da Covid-19”, da qual os participantes que ser necessário que Angola reduza a dependência das importações, faça maior aposta na produção nacional, aumentando os níveis e a qualidade dos produtos. A pretensão, é contornar a rotura que se verifica no fornecimento de alimentos nível do mundo.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Advertisement

Colunistas

Daniel Sapateiro
Daniel Sapateiro (18)

Economista e Docente Universitário

Ladislau Neves Francisco
Ladislau Neves Francisco (25)

Politólogo - Comunicólogo - Msc. Finanças

Olivio N'kilumbo
Olivio N'kilumbo (21)

Politólogo

Vasco da Gama
Vasco da Gama (89)

Jornalista

Walter Ferreira
Walter Ferreira (21)

Coordenador da Plataforma Juvenil para a Cidadania