Sociedade
Agricultores do Huambo denunciam dificuldades para aquisição de títulos de terra
A classe empresarial na província do Huambo está a reclamar de dificuldades no processo de aquisição do título de terra para a prática de agricultura.
Foi durante o encontro de auscultação com o governador Pereira Alfredo, no município da Chicala Choloanga, que o representante da classe empresarial local, Domingos David, apresentou as dificuldades que enfrentam para a prática da actividade agrícola, com destaque para a aquisição de títulos de concepção de terras.
Domingos David disse que esta situação está a dificultar o processo de cedência de crédito por parte da banca, pelo facto de a fazenda ser a principal garantia para a obtenção de crédito.
“As vezes temos oportunidades de acessarmos a certos financiamentos, a nível interno e externo, mas como produtor agrícola, eu preciso ter um bem de garantia, de hipoteca, e a fazenda é a terra, mas regista-se muito atraso, do ponto de vista da quitação dos direitos de superfície”, referiu.
Em resposta, o governador do Huambo, Pereira Alfredo, garantiu que nos próximos dias a situação estará já ultrapassada.
“Com relação aos títulos, que actualmente estão a demorar muito na província, hão de verificar com o senhor ministro nessa área, a ver se aceleramos a concessão desses títulos muito importantes”, disse.
Entretanto, o governante denunciou, por outro lado a existência de vários agricultores que receberam direitos de superfície de terra há já vários anos, mas que as fazenda continuam inoperantes. A estes empresário, Pereira Alfredo disse que verão os títulos retirados e as terras reverterem-se a favor do Estado.
“Mas aqui mesmo na chicala-choloanga, temos muita gente que ocupou as terras, com os títulos, que não estão a trabalhar. Então nós já orientamos a administração para fazer o levantamento destas terras e vamos reverte-las a favor do Estado”, afirmou.