Ligar-se a nós

Angola que dá certo

Agricultores de Cabinda recebem carrinhas para escoamento de produtos do campo

Publicado

em

Mais de sessenta operadores agrícolas na província de Cabinda receberam, nesta quarta-feira, 15, meios rolantes destinados ao escoamento de bens do campo para os grandes centros de consumo. Coube ao ministro da Indústria e Comércio, Victor Fernandes, a entrega das carrinhas e motorizadas aos agricultores.

São no total 20 carrinhas da marca Volkswagen e 40 motorizadas de três rodas que os agricultores de Cabinda receberam nesta quarta-feira, compradas a preço subvencionado pelo Estado, mediante contrato.

O preço global das carrinhas é de 38 milhões de Kwanzas, sendo que os operadores de transportes contemplados vão pagar até nove milhões de Kwanzas, em quatro anos, desembolsando 200 mil Kwanzas mensalmente, e o resto do valor é subvencionado pelo Estado.

O contrato assinado no momento de recepção das carrinhas prevê um período de carência de três meses de carência e abono de um ano abono de seguro.

Ao discursar na cerimónia de entrega, o ministro Victor Fernandes referiu que os meios entregues “irão contribuir significativamente para estimular os níveis de produção desejados, a multiplicação dos postos de trabalho nas zonas rurais e urbanas e o aumento da renda das famílias angolanas”.

As motorizadas de três rodas, de acordo com o governante, servirão para o transporte de carga diversa em zonas de difícil acesso, um projecto que vai abranger todas as províncias do país, contribuindo assim para pouco mais de dois mil empregos directos à Juventude.

O ministro da Indústria e Comércio relebrou aos Operadores de Transporte que estão a proceder a essa compra subvencionada das Carrinhas, a fazerem uso dos meios “exclusivamente para o transporte dos produtos do campo”, tendo apelado aos cidadãos a denunciar qualquer outro frete ou transporte de produtos deve ser denunciado.

“Portanto, a população em geral está, desde já, convidada a fiscalizar o cumprimento do Programa  e a denunciar junto dos orgãos locais, situações contrárias aos propósitos para os quais estes meios estão a ser adquiridos” disse.

Victor Fernandes disse que a maioria do que é consumido no país vem do campo, e é sustentado agricultura familiar, o que justifica “os vários e contínuos investimentos que o Executivo tem estado a implementar no meio rural”, com acções combinadas e complementares, sobretudo nos sectores da Agricultura e Pescas, da Indústria e Comércio e da Construção Civil.

Já o Governador da Província de Cabinda, Marcos Alexandre Nhunga, disse que com a recepção, os agricultores da têm agora “meios adequados para o transporte de mercadorias do campo para a cidade e vice-versa”, constituindo na resposta a uma das preocupações do chefe de Estado, sobre a necessidade de se escoar os produtos agrícolas.

“Acreditamos que com a entrada em circulação destes meios, a qualidade dos serviços do comércio rural, na província de Cabinda vai ganhar uma nova dinâmica”, disse, apelando aos beneficiários a cuidar bem dos meios, e que sirvam somente para os fins pelos quais foram adquiridos, sublinando a necessidade do cumprimento das cláusulas constantes no contrato, e reembolsar os valores “para que no futuro, também outras empresas possam, beneficiar nas fases subsequentes”.

Marcos Alexandre Nhunga garantiu que o governo da província de Cabinda vai continuar a dar o seu apoio institucional à classe empresarial local, para promover o desenvolvimento e bem estar das populações.

O plano de Apoio aos Operadores de Transportes de Mercadorias do Comércio Rural, aprovado pelo Decreto Presidencial 19/21 de 20 de Janeiro, orienta a aquisição de 500 carrinhas de apoio ao escoamento da produção nacional, assim como os serviços de GPS e seguros e, resulta da implementação do Programa Integrado de Desenvolvimento do Comércio Rural (PIDCR), aprovado pelo Decreto Presidencial nº 123/20 de 30 de Abril, que está alinhado com o Plano de Desenvolvimento Nacional 2018-2022.

Os veículos são comprados pelos operadores, com um preço subvencionado pelo Estado angolano, para permitir o escoamento dos produtos do campo para os principais centros de consumo do país.

Com Cabinda, totalizam assim 10 províncias do país que já foram contempladas com as carrinhas. A próxima a receber é Namibe, para onde se desloca o ministro Víctor Fernandes, para a cerimónia de entrega nesta sexta-feira, de outras carrinhas e motos de três rodas.




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD