Connect with us

Destaque

Agenda presidencial altera reunião do Bureux Político do MPLA

Published

on

O Bureau Político do MPLA reune nesta sexta-feira 20, para entre outras, determinar a agenda de trabalho da reunião do Comité Central, convocada para segunda-feira 23. 

O Correio da Kianda apurou que a reunião do CC poderá marcar a data da realização do Congresso Extraordinário e indicar os militantes que deverão dirigir o Partido nas províncias onde vai funcionar o sistema de liderança em bicefalia. 

A convocatória para a reunião do BP foi envolvida por informações desencontradas, dando conta de que a mesma tinha sido de iniciativa do Ex- Presidente da República, José Eduardo dos Santos com o propósito de reunir figuras influentes do partido, e concertar estratégias que hipoteticamente visavam travar as iniciativas governativas do Presidente João Lourenço, tendentes a retirar o poder político e económico à figuras próximas de JES. 

Alguns militantes recorreram as redes sociais para desmistificar a situação:  

“Estamos nas últimas semanas a alimentar um conflito dentro do MPLA que não existe, isto não é uma transição imposta, não houve derrube de governo, nem golpe de estado, isto é uma transição desejada, consolidada por eleições. O MPLA não está em guerra. JES não interfere nas decisões que JLO toma no seu consulado, o Presidente é soberano. Assim como todo MPLA, JES tem consciência que os tempos são outros, a gestão è outra, as mudanças e reformas fazem parte das transições e são necessárias para bem do MPLA e consequentemente da Nação. As gerações mudam os estilos mudam, as formas de governar mudam, os tempos mudam, os grandes estadistas sabem disso. JES não é um boçal nem é politicamente inconsequente para andar em conflito com JLO e vice versa. Estamos a falar de dois homens que tiveram a planear isto nos últimos 8 anos, isto não é atoa. Se queremos de facto ajudar não devíamos dar azo a este tipo de boatos ou invenções. Reparem que em todos estes boatos e rumores nunca se ouviu ou citou em documento nenhum algo que de facto prove a existência de conflito entre JES e JLO …. não há qualquer conflito, isto é Angola, é o MPLA não é a RDC nem a Somália.”

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *