Ligar-se a nós

Economia

Agenda Nacional desafia governos provinciais a promover empregabilidade

Publicado

em

O Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social apresentou a Agenda Nacional para o Emprego, numa reunião realizada em Luanda, através da qual atribui desafios aos governos provinciais, no sentido de identificar áreas para empregar os cidadãos.

O referido documento é para ser implementado pelos governos provinciais, por serem estes os que conhecem as áreas de maior necessidade de empregabilidade.

A saída da reunião, em que estiveram os 18 governadores provinciais, o governador Pereira Alfredo disse à imprensa que na província do Bié existem várias iniciativas locais para fazer face aos desafios diários de vencer a necessidade empregar forçar de trabalho.

“Nós vamos trabalhar para mobilizar mais apoios para financiamentos para poder satisfazer a necessidade de geração de empregabilidade”, afirmou.

Já o governador do Namibe, Archer Mangueira, defende aposta na formação e apoios financeiros que devem ser canalizados em sectores como a pesca, salina, agricultura, pecuária, para as iniciativas privadas.

Adriano Mendes de Carvalho disse que o Zaire é uma província com diversos recursos, além do petróleo, aos quais o sector privado deve apostar, para fomentar o emprego naquela região norte do país.

O Secretário de Estado do MAPTESS, Pedro Filipe, que apresentou a Agenda Nacional de Emprego, disse que o plano é um documento de gestão para os próximos cinco anos.

“É um instrumento que resultou de um intenso trabalho da comparticipação de vários segmentos da nossa sociedade. E como não podia deixar de ser ouvimos pessoas que neste momento procuram pelo primeiro emprego, que são os jovens”, garantiu.

Continuar a ler
Clique para comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD