Connect with us

Politica

Agenda de Lula em Luanda inclui fórum com 500 empresários angolanos e brasileiros

Published

on

Pelo menos onze acordos de cooperação deverão ser rubricados durante a visita do presidente do Brasil, Luís Inácio Lula da Silva, a Angola, que chegou na noite de ontem a Luanda, com início previsto para esta sexta-feira, 24, que tem como objectivo renovar o acordo de parceria estratégica entre os dois países, rubricado em 2010. 

Os acordos são nos sectores da agricultura, saúde, educação inclusiva, transportes, criação de pequenas e médias empresas, processamento, tratamento e transferência de dados da administração pública, bem como apoio recíproco a candidaturas em instituições internacionais. 

Questões ligadas aos domínios de defesa e paz, construção de estaleiros navais, exportação de embarcações e a formação de militares angolanos para participar de missões da ONU também serão debatidas pelos dois presidentes. 

Os presidentes João Lourenço e Lula da Silva deverão lançar, durante a visita do Estadista brasileiro, o Programa de Desenvolvimento do Vale do Cunene, por ocasião do Fórum Económico e Empresarial, que contará com a participação de 500 empresários, dos quais, cerca de 170 brasileiros integrantes da comitiva presidencial brasileira.  

Há cerca de uma hora, a página do Presidente da República, João Lourenço, destacou a visita do Estadista brasileiro:

“É imenso prazer de trabalhar, aqui no Palácio Presidencial, com o Presidente Luís Inácio “Lula” da Silva, num dia em que Angola e o Brasil vão assinar vários acordos de cooperação, estreitando ainda mais as relações entre dois povos ligados pela História, língua e cultura. Bem-vindo a Luanda, Presidente Lula!”

O Presidente Lula da Silva chegou a Luanda proveniente de Joanesburgo, África do Sul, onde participou, na 15ª Cúpula do BRICS, bloco de países de economias emergentes formado, até o momento, por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Daqui, segue para São Tomé e Príncipe, para participar da conferência de chefes de Estado da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), no domingo, 27.

A chegada, foi recebido pelo governador da província de Luanda, Manuel Homem, e o Ministro das Relações Exteriores, Téte António.

Abaixo o programa da visita 

24.08.2023 (quinta-feira)
21h30 – Chegada da aeronave presidencial ao Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro
21h45 – Saída do Aeroporto para o Hotel Intercontinental.

Dia 25 de Agosto (sexta-feira)
10h15 – Chegada à Praça da República- Honras Militares- Apresentação de cumprimentos de boas-vindas – Deposição da coroa de flores no Sarcófago do Presidente Neto.
11h – Chegada ao Palácio Presidencial – Cumprimentos de boas-vindas – Honras militares- Hinos dos dois países – Fotografia oficial
11h10 – Encontro entre os dois presidentes
12h – Passagem pelo Salão Nobre- Cerimónia de Condecoração- Palavras de agradecimento por parte dos dois Chefes de Estado- Passagem pela Sala do Conselho de Ministros – Discurso dos Presidentes- Passagem para a Sala dos Tratados- Assinatura de Acordos
12h15 / 12h30 – Declarações à imprensa
14h30 – Fim do almoço oficial
15h05 – Chegada à Sede da Assembleia Nacional
15h15 – Início da Sessão Solene
16h – Fim da Sessão Especial da Assembleia Nacional
17h – Sessão de encerramento do fórum econômico entre Angola e Brasil com a presença dos dois Chefes de Estado
17h30 – Fim do Fórum Económico.

Dia 26 de Agosto (sábado)
10h40 / 12h – Chegada ao Instituto Guimarães Rosa (Centro de Cultura Angola-Brasil)- Corte da fita inaugural do espaço Ovídio de Melo – Encontro com a comunidade brasileira residente em Angola
17h – Chegada ao Palácio Presidencial- Cerimónias Oficiais de Despedida
17h15 – Saída do Palácio Presidencial.

Dia 27 de Agosto (domingo)
8h – Chegada ao Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro – Cumprimentos de despedida
8h30 – Partida do avião presidencial para a República de São Tomé e Príncipe.

Actualizada às 08h55

Formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, a profissional actua no mercado de comunicação há 18 anos. Iniciou a sua carreira em 2004, apresentando um programa de rádio e logo migrou para a comunicação digital, para a impressa e, posteriormente, a institucional. Tem vasta experiência como web journalist, criação e gestão de redes sociais, tendo participado dos projectos de desenvolvimento de diversos sites, blogs e redes sociais governamentais, privados e do terceiro sector. Reside em Luanda desde 2012, tendo trabalhado como jornalista no portal de notícias Rede Angola, como assessora de imprensa e directora de Comunicação e Operações nas Agências NC - Núcleo de Comunicação e F.O.T.Y, atendendo diversos clientes governamentais e privados. Actualmente trabalha como editora do portal Correio da Kianda.