Connect with us

Desporto

Agência Mundial Antidoping exclui a Rússia dos Jogos Olímpicos durante quatro anos

Published

on

A Agência Mundial Antidoping (Wada) decidiu excluir a Rússia dos Jogos Olímpicos durante quatro anos, o que significa que o país não disputará Tóquio-2020 e os Jogos de Inverno de Pequim-2022, em consequência da falsificação de dados dos controles entregues à entidade.

O anúncio foi feito pelo porta-voz da agência, James Fitzgerald, após um comitê executivo celebrado nesta segunda-feira em Lausanne.

“A lista completa de recomendações (de sanções por parte do Comitê de Revisão de Conformidade, CRC) foi aprovada por unanimidade dos 12 membros do comitê executivo”, declarou Fitzgerald.

O CRC recomendou a exclusão da bandeira da Rússia dos Jogos e de qualquer campeonato mundial por quatro anos, com a possível presença de atletas russos sob a bandeira “neutra”.

“Isso significa que os atletas russos, se quiserem participar dos Jogos Olímpicos ou Paralímpicos, ou qualquer outro grande evento, deverão demonstrar que não estão envolvidos nos programas de doping descritos no relatório ‘McLaren’ ou que suas amostras não foram falsificadas”, disse Fitzgerald.

“Finalmente, as fraudes, mentiras e falsificações de proporção inimaginável foram punidas”, comemorou o ex-diretor do laboratório antidoping de Moscou Grigori Rodtchenkov, primeira autoridade a denunciar o esquema de doping institucional e que hoje vive nos Estados Unidos.

 

AFP

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Colunistas