Connect with us

Mundo

Agência Europeia recomenda a não utilização do espaço aéreo russo

Published

on

A Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA) alertou esta sexta-feira, para riscos elevados para os aviões que sobrevoam o território russo, devido a deficiências na coordenação com os militares.

Num “boletim de segurança de zonas de conflito” emitido, a EASA reiterou a sua recomendação às companhias aéreas para não utilizarem o espaço aéreo ocidental russo, sendo este último já proibido por Moscovo às transportadoras sediadas na região, mas ainda utilizado pelos chineses, turcos e aviões do Golfo.

Independentemente das medidas soberanas tomadas pela Rússia, a agência europeia recomenda que se evite o sobrevoo de parte deste território desde a invasão da Ucrânia em Fevereiro de 2022.

A organização sublinha que o conflito cria o risco de ver “aeronaves civis a serem involuntariamente alvejadas (…) devido a possíveis deficiências na coordenação entre as autoridades civis e militares” durante a entrada em ação das defesas aéreas.

A EASA fala ainda em “incidentes em espaços aéreos que não foram encerrados pela Federação Russa durante os ataques (…)”, acrescentando que esta situação cria riscos elevados para as operações de voo, como demonstrado pelo incidente do voo 8243 da Azerbaijan Airlines.

Para a EASA, a Rússia “não demonstrou ser totalmente capaz” de reduzir os riscos sofridos pela aviação civil, ligados ao conflito no seu espaço aéreo.

A Agência Europeia para a Segurança da Aviação só pode emitir recomendações. Cabe as autoridades nacionais de aviação civil proibir ou restringir o sobrevoo de países ou áreas específicas por companhias aéreas sob cada jurisdição.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Radio Correio Kianda




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD