Connect with us

África

Agência de saúde pública da União Africana investiga doença desconhecida na RDC

Published

on

A agência de saúde pública da União Africana (UA) deslocou-se à República Democrática do Congo (RDC) para investigar a doença desconhecida que já causou pelo menos 71 mortes no sudoeste do país, desde Outubro, segundo o que foi hoje anunciado.

Liderada pelo director-geral da Agência de Saúde Pública da União Africana, Jean Kaseya, durante a visita, que decorreu entre quinta-feira e sábado da semana passada, os Centros Africanos de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC África) estenderam o seu apoio à RDC na investigação da doença, anunciou hoje a agência em comunicado.

“O CDC África está a trabalhar em estreita colaboração com o Ministério da Saúde da RDC, o Instituto Nacional de Investigação Biomédica (INRB), o Instituto Nacional de Saúde Pública (NPHI) e outros parceiros para reforçar a monitorização da doença através da vigilância genómica”, afirmou a agência de saúde pública da UA.

A agência está a fornecer à RDC, país vizinho de Angola, “ferramentas avançadas, tais como equipamento de diagnóstico e de sequenciação molecular, um servidor informático para análise bioinformática, reagentes de teste, um manipulador de líquidos automatizado e material essencial”.

“Estes recursos de última geração aumentaram significativamente a capacidade do INRB para identificar rapidamente os agentes patogénicos causadores de surtos e apoiar os testes de sequenciação molecular e genómica em todo o país”, afirmou o CDC África.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Radio Correio Kianda




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD