Ligar-se a nós

Editorial

África do Sul no G20: a oportunidade para levar ao debate internacional questões com impacto real no quotidiano dos africanos

Publicado

em

A África do Sul está a liderar o G20, uma oportunidade única para o continente africano, se o Governo sul-africano conseguir trazer para o Fórum questões que não dependem apenas dos líderes locais para resolução.

A exemplo, temos os efeitos das alterações climáticas. No Sul de Angola, por exemplo, mais de 1.300.000 pessoas foram afectadas pela seca nas províncias do Cunene, Huíla e Namibe, com perdas financeiras estimadas em 168 mil milhões de kwanzas para os agricultores e criadores de gado, bem como um agravar dos problemas sociais para a população em geral.

As mudanças climáticas têm causado, igualmente, chuvas extremas e inundações prolongadas em países como o Chade, Camarões, Níger, Nigéria e Sudão. As inundações têm deslocado comunidades inteiras, no Burundi, Quênia, Ruanda, Somália, Etiópia e Tanzânia.

Recentemente, houve um acordo financeiro na COP29, através do qual os países ricos pagarão cerca de 288 mil milhões de euros anuais ao mundo em desenvolvimento para custear os efeitos da acção climática no continente.

Valor muito aquém do necessário para fazer frente à problemática. Segundo o Greenpeace África, a proposta era de 1,3 biliões de dólares em financiamento público para as comunidades vulneráveis ao clima em todo o mundo.

Para além disso, temos conflitos um pouco por quase todo continente. Há um total de 35 países africanos que apresentam conflitos internos devido desentendimentos entre diferentes grupos étnicos e religiosos, guerra civil, domínio de grupos extremistas, dentre outros, alguns com envolvimento directo das grandes potências, comprovado, inclusive em diversos relatórios.

E também temos a tão esperada oportunidade de África conseguir pelo menos dois assentos no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas.

Quando o Brasil assumiu a liderança do G20 foi apresentada uma agenda muito clara que culminou com a aprovação da Aliança Global contra a Fome. E a África do Sul? Qual será a agenda? O que teremos aprovado no final de 2025?

Hoje publicamos um excelente artigo que vale a pena a leitura.

Obrigada e excelente semana!

O que África pode esperar do G20 com a presidência da África do Sul?

Comunicação Integrada | Jornalismo | Tecnologias | Redes Sociais | Geopolítica | África | Inteligência Artificial




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD