Ligar-se a nós

África

África do Sul na “mira” de Donald Trump

Publicado

em

O presidente norte-americano criticou e anunciou cortes futuros em financiamentos ao país africano. Segundo escreveu na sua rede social, a África do Sul “está a confiscar terras e a tratar muito mal certas classes de pessoas” e que a “esquerda radical não quer que se saiba”.

Sem avançar mais dados, o presidente Trump afirmou que os Estados Unidos “não vão tolerar” aquela atitude do país africano e que, de futuro, o financiamento ao país será cortado até que termine uma investigação.

Sendo assim, a África do Sul junta-se ao leque dos países como Colômbia, México, China, Canadá que têm sido alvo de críticas e ameaças pelo Presidente norte-americano, que assumiu um segundo mandato a 20 de Janeiro de 2025.

A África do Sul faz parte do BRICS um grupo informal de países que visa a cooperação entre economias emergentes. O nome é uma sigla que representa Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul a quem Trump ameaçou impor tarifas pesadas se criarem uma moeda rival do dólar americano.

Aquando a tomada de posse de Donald Trump, o Presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, felicitou o republicano no X, antigo Twitter: “Estou ansioso por continuar a parceria estreita e mutuamente benéfica entre as nossas duas nações em todas as áreas da nossa cooperação”.




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD