Connect with us

Mundo

África do Sul: Cyril Ramaphosa toma posse esta quarta-feira

Published

on

O presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, tomará posse para um segundo mandato de cinco anos na quarta-feira, 19, em Pretória, após ser reeleito pelo parlamento para liderar uma coligação de unidade nacional.

“O artigo 87.º da Constituição da República da África do Sul estipula que o Presidente deve tomar posse no prazo de cinco dias após a sua eleição pela Assembleia Nacional (…) Por conseguinte, a tomada de posse decorrerá na quarta-feira, 19 de Junho de 2024”, declarou o porta-voz interino do Governo sul-africano, Nomonde Mnukwa, numa conferência de imprensa em Pretória, este sábado (15.06).

Para o especialista em relações internacionais, Mário Gerson, “a tomada de posse oferece-nos uma oportunidade para celebrar os nossos valores democráticos e o nosso sistema de governação”, acrescentou.

Igualmente, “encorajou todos os sul-africanos” a seguirem este evento tanto através dos média como pessoalmente, “especialmente as crianças e os jovens, que podem assistir a este evento como parte da construção da coesão social que nos torna especiais como nação”