África
África do Sul considera “lamentável” expulsão de seu embaixador dos EUA
Foi por intermédio de uma publicação na rede social X, que a África do Sul lamentou a expulsão de seu embaixador nos Estados Unidos da América, Ebrahim Rasool.
Aquele país sul-africano pediu a todas as partes interessadas que mantenham o decoro diplomático ao lidar com o assunto e reiterou seu compromisso com um forte relacionamento com os Estados Unidos.
De acordo com informações apuradas pelo Correio da Kianda, esta declaração surge depois que o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, ter anunciado na sexta-feira, 14, que Rasool “não era mais bem-vindo”, acusando-o de ser um “político racista” crítico do presidente Donald Trump.
A declaração de Rubio seguiu em um webinar em que Rasool discutiu as mudanças demográficas nos Estados Unidos e as políticas da administração Trump.
É por um raro movimento diplomático que ocorre em meio a crescentes tensões entre os EUA e a África do Sul, sobre uma controversa lei de terras e alegações feitas por Trump sobre a discriminação contra a minoria branca da África do Sul.
Porém a África do Sul negou essas alegações, enfatizando que sua nova lei de terras visa corrigir injustiças históricas da era do apartheid.