Connect with us

Mundo

África do Sul confirma cúpula do BRICS para Agosto

Published

on

A cúpula dos chefes de Estado do BRICS será realizada em Joanesburgo, África do Sul, em Agosto, confirmou a ministra das Relações Exteriores sul-africana, Naledi Pandor, nesta quinta-feira, 01, após especulações de que poderia ser realizada em outro lugar.

Os ministros das Relações Exteriores do BRICS afirmaram ontem a ambição de seu bloco de rivalizar com as potências ocidentais, mas as conversas na África do Sul foram ofuscadas por questões sobre se o presidente da Rússia seria preso se participasse da cúpula em Agosto.

Naledi Pandor disse que o seu país está avaliando opções, caso Vladimir Putin, sujeito a um mandado de prisão por crimes de guerra emitido pelo Tribunal Penal Internacional (TPI), compareça à  cúpula do BRICS, em Joanesburgo.

Como membro do TPI, a África do Sul seria teoricamente obrigada a prender Putin, e Pandor foi bombardeada com perguntas sobre essa questão ao chegar para uma primeira rodada de negociações com representantes do Brasil, Rússia, Índia e China.

“A resposta é que o presidente (Cyril Ramaphosa) indicará qual é a posição final da África do Sul. No momento, um convite foi feito a todos os chefes de estado (BRICS)”, disse.