Connect with us

Mundo

África do Sul: ANC apresenta “caminho a seguir” esta quinta-feira

Published

on

O Congresso Nacional Africano (ANC, da sigla em inglês) apresenta esta quinta-feira, 06, “o caminho a seguir”, após conquistar apenas 159 das 400 cadeiras na Assembleia Nacional da África do Sul, na eleição geral da passada quinta-feira.

De recordar que Parlamento saído das eleições sul-africanas deve reunir-se e eleger um Presidente, ainda este mês, o que coloca pressão nas negociações para uma coligação.

“O ANC convida os membros da mídia para uma Reunião Especial onde vai discutir, entre outras coisas, coalizões, candidatos a Premier e o caminho a seguir”, diz o comunicado do partido no poder na África do Sul, a qual o Correio da Kianda teve acesso.

As eleições nacionais na África do Sul decidem quantos lugares cada partido obtém no Parlamento, mas são depois os deputados que elegem o Presidente.

Anteriormente, o Secretário-Geral do ANC, Fikile Mbalula, afirmou estar aberto a todas as negociações, mesmo com a Aliança Democrática (DA), principal partido da oposição, que há anos lidera as críticas ao ANC.

Especialistas analisam opções do ANC após eleições na África do Sul

Formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, a profissional actua no mercado de comunicação há 18 anos. Iniciou a sua carreira em 2004, apresentando um programa de rádio e logo migrou para a comunicação digital, para a impressa e, posteriormente, a institucional. Tem vasta experiência como web journalist, criação e gestão de redes sociais, tendo participado dos projectos de desenvolvimento de diversos sites, blogs e redes sociais governamentais, privados e do terceiro sector. Reside em Luanda desde 2012, tendo trabalhado como jornalista no portal de notícias Rede Angola, como assessora de imprensa e directora de Comunicação e Operações nas Agências NC - Núcleo de Comunicação e F.O.T.Y, atendendo diversos clientes governamentais e privados. Actualmente trabalha como editora do portal Correio da Kianda.

Colunistas