Connect with us

Diversos

África do Sul: “Abram os livros e fechem as pernas” afirma ministra da saúde às adolescentes

Published

on

A ministra regional da Saúde da província sul africada de Limpopo, aconselhou as crianças e adolescentes de uma escola a “abrir os livros e fechar as pernas”, durante uma visita a uma escola secundaria, no município de Sekgakgapeng, numa tentativa de incentivar a abstinência e reduzir as taxas de gravidez na adolescência. 

“As raparigas eu digo: abram os livros e fechem as pernas. Não abram as pernas, abram os livros. Muito obrigada”, afirmou perante os alunos, acrescentando que as meninas estavam a ser assediadas por homens mais velhos através de produtos luxuosos como perucas caras e smartphones, escreve a BBC no seu site.

Reações não se fizeram esperar e a sua opositora política, Siviwe Gwarube, reprovou as afirmações da ministra do partido ANC, afirmmando que aquela declaraçõess são “profundamente problematicas”.

“Esta foi uma oportunidade de ter uma conversa significativa com esses alunos sobre consentimento… Em vez disso, culpou a vítima e colocou uma pressão indevida sobre as raparigas”, censurou.

Reagindo às críticas a si dirigida, Phophi Ramathuba garantiu que as declarações, que “foram tiradas de contexto”, pois eram dirigidas também aos rapazes.

“Eu disse aos rapazes para se concentrarem na sua educação e não dormirem com as raparigas”, disse ela.

Dados estatísticos do Governo sul-africano revelam que em 2020, quase 33.400 raparigas com menos de 17 anos deram luz no país.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

Colunistas