Connect with us

Mundo

Afinal Portugal não é assim um país tão acolhedor

Adreia Rodrigues

Published

on

Portugal é conhecido por muitos como um país com gente acolhedora, sendo mesmo considerado como o quarto país que melhor sabe receber no mundo. Sempre fomos um país de emigrantes e descobridores e se antes (e em parte ainda agora) partimos para os “quatro cantos do mundo”, agora somos conhecidos pela arte de bem receber. Cada vez são mais os turistas que escolhem Portugal como o paraíso para tirarem umas férias.

Mas se os turistas voltam para os seus países com as melhores recordações deste “cantinho à beira mar plantado”, o mesmo nem sempre acontece com as pessoas que escolhem trabalhar em Portugal. Milhares de trabalhadores ilegais e alguns insultos racistas são algumas das queixas que os homens e mulheres que escolheram Portugal como segunda pátria fazem. A verdade é que ainda continuamos a ser racistas, mesmo que não tenhamos coragem de admitir. Defendemo-nos com o facto de a sociedade portuguesa ter mudado muito desde o 25 de Abril de 1974.

É verdade que muita coisa mudou mas (e com muita pena minha, já que sou portuguesa) o racismo e a xenofobia ainda existem na sociedade e o caso que aconteceu no S.João do Porto é um exemplo. Não é o único mas é um exemplo que está a ter um grande impacto lá fora e aos poucos está a começar a “aquecer” a sociedade portuguesa.

Uma jovem, de 21 anos, de nacionalidade colombiana, se queixou à PSP de ter sido violentamente agredida, na madrugada do passado domingo, por um segurança, que a impediu de entrar num autocarro da STCP. A jovem acusa-o de racismo e xenofobia.

O Ministério da Administração Interna (MAI) vai abrir, depois do pedido de vários partidos políticos, um processo à PSP para esclarecer a agressão que aconteceu no Porto.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Advertisement

Colunistas

Ladislau Neves Francisco
Ladislau Neves Francisco (24)

Politólogo - Comunicólogo - Msc. Finanças

Olivio N'kilumbo
Olivio N'kilumbo (21)

Politólogo

Vasco da Gama
Vasco da Gama (86)

Jornalista

Walter Ferreira
Walter Ferreira (19)

Coordenador da Plataforma Juvenil para a Cidadania

© 2017 - 2021 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD