Connect with us

Justiça

Advogados de Valter filipe prometem processar Archer Mangueira, Massano e Nunes Junior

Redação

Published

on

Para os advogados de defesa do ex-governador do Banco Nacional de Angola (BNA), Archer Mangueira, José de Lima Massano e Manuel Nunes Junior, prestaram “falsas declarações” durante o julgamento, bem como na fase de instrução preparatória.

A poucos dias de ser proferida a decisão final, os advogados de defesa de Valter Filipe, ameaçam responsabilizar criminalmente o antigo Ministro das Finanças, Archer Mangueira, José Massano e Manuel Nunes Junior por falsas declarações. Confidenciou ao Correio da Kianda, uma fonte proximo a defesa.

A defesa de Valter Filipe assegurou, que todo processo “foi conduzido” pelo antigo Presidente José Eduardo dos Santos, tendo o seu constituinte coordenado apenas a equipa de negociações.

“Os senhores José de Lima Massano, Archer Mangueira e Manuel Nunes Junior, prestaram falsas declarações que levou o Ministério Público a instruir mal este processo todo. Não sei por que razão. A transferência foi legal. Valter Filipe tinha sim, competências para transferir até 500 milhões de dólares, e informou ao novo governador da operação.”

Para o constitucionalista Albano Pedro, é legitimo a pretensão dos advogados de Valter filipe. E caso prove-se que as declarações feitas pelo antigo Ministro das finanças, sejam falsas, Archer Mangueira e Nunes Junior, podem incorrer ao crime de “ perjúrio”, qualificado como um crime de mentir perante a um juiz em tribunal que pode levar a uma pena correcional, que vão dos 2 á 8 anos.

O Correio da Kianda tentou contactar o actual Governador do Namibe, Archer Mangueira, José de Lima Massano e Manuel Nunes Junior, mas até ao momento não foi possível.

Advertisement

Colunistas

Ladislau Neves Francisco
Ladislau Neves Francisco (20)

Politólogo - Comunicólogo - Msc. Finanças

Olivio N'kilumbo
Olivio N'kilumbo (21)

Politólogo

Vasco da Gama
Vasco da Gama (74)

Jornalista

Walter Ferreira
Walter Ferreira (14)

Coordenador da Plataforma Juvenil para a Cidadania