Sociedade
ADPP forma mais de seis mil mulheres no domínio da agricultura, alfabetização e direito à terra
O Projecto de Apoio à Mulher Agricultora, pertencente a organização da sociedade civil (ADPP), já formou mais de seis mil cidadãs, em seis províncias do país, no domínio da agricultura, na alfabetização e também no asseguramento dos seus direitos à terra.
A Ajuda de Desenvolvimento de Povo para Povo (ADPP) opera em Angola nas áreas da educação, saúde, agricultura, ambiente e desenvolvimento comunitário integrado. Na passada sexta-feira, 04, realizou mais uma secção formativa à mulheres do município do Icolo e Bengo, com objectivo de remover as barreiras ao empoderamento económico das mulheres na sociedade.
Por outro lado, o projecto de Empoderamento da Mulher Agricultora em Angola, já percorreu cerca de oito municípios do país, sublinhando Icolo e Bengo, Belas, Quibala, Lucala, Malanje, Calandula, Gambos e Bibala, em seis províncias, num período de 5 anos.
O director do Gabinete Jurídico da Administração Municipal do Icolo e Bengo, Pedro Cahunda, em representação da administradora Humberta Paixão, destacou as várias intervenções que o governo local tem feito para o empoderamento da mulher rural, com realce à abertura do Ano Municipal Agrícola.
No entanto, este projecto conta com a parceria financiadora do Grupo Simples, USAID, Fundação Exxonbil, ENI, baseando-se nos clubes de agricultores existentes, que visam aumentar a produção agrícola, com o objectivo de capacitar as mulheres a nível de treinamento e apoio prático.