Connect with us

Sociedade

Administrador do Cuchi aposta na formação de agricultores para dinamizar actividade no campo

Published

on

O apoio aos pequenos agricultores com formação técnica com vista ao seu desenvolvimento nas áreas rurais constitui prioridade do Administrador do município do Cuchi, província do Cubango, para o ano de 2025, a intenção é reduzir a pobreza e estimula o crescimento económico inclusivo e sustentável da região.

Falando esta terça-feira, 31, em exclusivo à Rádio Correio da Kianda, Severino Sawanda, sustentou que, o facto vai contribuir para o desenvolvimento das comunidades rurais e a revitalizar a economia familiar.

O número Um do considerado município celeiro da actual província do Cubango, garantiu que a safra da presente campanha agrícola naquela parcela do país está estimada em mais de 21 mil toneladas de cereais.

“O Cuchi é considerado o município coleiro, antigamente do Cuando Cubango do Cubango e o que nós queremos é fazer jus a este nome, prevemos ter, logo termine esta época agrícola, colher mais de 21 mil toneladas de cereais – fizemos questão de abrir polos agrícolas, tivemos, por essa razão, o privilégio de recebermos o Governador Provincial, na altura, do Cuando do Cubango, no mês de outubro, para fazer a abertura do ano agrícola aqui no nosso município, acompanhado da Presidente do FADA e os nossos agricultores tiveram o privilégio de beneficiar dos projetos do FADA”, disse.

Severino Sawanda, que dirige os destinos do também município produtor do ferro gunza, sublinhou que, a aposta no melhoramento de abastecimento de água potável e energia elétrica tem sido uma prioridade do seu pelouro, tendo feito chegar os serviços até às localidades rurais da jurisdição.

“Fizemos questão, nesses 3, 4 meses, de reabilitar todos os chafarizes, sistema de transportação d’água, o próprio centro de captação, os tanques, e colocamos à disposição das populações cerca de 8 chafarizes e construímos 32 tanques, o que está a permitir que cerca de 18 mil habitantes deixem de ir para o rio e lá cruzem com os animais próprios do rio, como os jacarês, e está a permitir agora que as populações tenham água próxima”, sublinhou.

Sawanda, disse que, em 2025, será reabilitado o sistema maior de captação, tratamento e distribuição de água, a fim de para proporcionar aos que mais munícipes sejam abrangidos.  O governante agradeceu o facto de ser referenciado como uma das melhores apostas do reconduzido governador José Martins, tendo lembrado que, a avaliação de um servidor público deve sempre ser feita pelas populações que diz serem o cerne de qualquer ação governativa.

O Orçamento Geral do Estado (OGE) para 2025 vai beneficiar diretamente três milhões de famílias camponesas com apoio financeiro e técnico, segundo o documento que entra em vigor esta quarta-feira, 1, de janeiro por isso governante garante que a agricultura familiar vai continuar a ser cavalo de batalha para o fomento da autossuficiência alimentar das famílias e da região.

“Para 2025 temos outros planos, nós vamos continuar a priorizar a agricultura, porque nós queremos que as pessoas tenham alimentação e façam da agricultura uma prática que constitua também fonte de rendimento”, garantiu.

A plantação de citrino é outro sector que diz ser prioridade. “Vamos continuar a trabalhar na plantação de citrinos, nós fizemos questão de adquirir, nestes três meses, quatro meses que estamos aqui no município cerca de 10 mil plantas de fruticulturas, já foram distribuídas cerca de 5 mil, estamos a esperar outras – o leque é de um número de 10 mil e estão a vir por fases, tendo sido distribuídas, nesta altura, cerca de 5 mil e quatrocentas plantas, 452 plantas, queremos atingir cerca dos 10 mil, também queremos que, além da produção de cereais, o Cuchi seja fonte de frutas para os outros municípios do Cubango”, concluiu.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Radio Correio Kianda




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD