Connect with us

Politica

Adalbrto Costa Júnio designado para Conselheiro da República

Published

on

O Presidente da República, João Manuel Gonçalves Lourenço, designou hoje, terça-feira, Adalberto da Costa Júnior, Presidente do partido UNITA, a membro do Conselho da República.

Segundo uma nota da Casa Civil do Presidente da República a que o Correrio da Kianda teve hoje acesso, a nomeação de Costa Juinor é justificada pela necessidade de se adequar a composição do Conselho da República, tendo em conta as alterações verificadas na Presidência da UNITA em cumprimento à Anotação do Tribunal Constitucional que validou o Congresso daquele partido realizado em 2021 e, consequentemente, a eleição do novo Presidente.

Assim sendo, são dadas por findas as funções de Isaías Henriques Ngola Samakuva, como membro do Conselho da República, designado através do Decreto Presidencial n° 260/21, de 3 de Novembro;

Num outro Decreto, Joáo Lourenço, designou Nimi a Simbi, Presidente do Partido FNLA, membro do Conselho da República, em substituição de Lucas Benghy Ngonda, bem como a designação de Jorge Alicerces Valentim, como novo membro do Conselho da República.

Recorde-se  que a Constituição da República de Angola consagra o Conselho da República como Órgão Colegial Consultivo do Chefe de Estado.