Connect with us

Politica

Activistas criticam intenção de marcha convocada pela UNITA

Published

on

Uma publicação divulgada nesta terça-feira, 07, pela segunda vice-presidente da bancada parlamentar da UNITA, Mihaela Neto Webba, e partilhada por vários outros dirigentes do partido, dá conta que o maior partido da oposição informou a governadora de Luanda, na tarde de ontem, sobre a sua intenção de realizar uma marcha por “eleições livres, justas e transparentes”, agendada para próximo sábado, 11, do corrente mês.

Os activistas cívicos entendem que a intenção do maior partido na oposição “não faz sentido, depois da aprovação da Lei orgânica sobre as eleições gerais, e que esse desejo teria lógica e impacto que se impõe, se fosse antes da votação da mesma Lei pela Assembleia Nacional”.

O activista José Albano Capiñala disse que “não faz sentido a realização dessa marcha”. Na sua opinião, a UNITA quer fazer passar ou entender que está descontente com esta lei, na tentativa de “atirar o pó aos cidadãos que estão descontentes com a UNITA, por pactuar com o MPLA na aprovação da lei eleitoral”.

Por sua vez, Donito Carlos, activista e professor, entende que essa marcha é para justificar a pressão que a sociedade civil vem fazendo, à UNITA e à oposição no geral. O também conhecido por Kacuko Kabaça, disse que “o país não se pode viver de improviso”.

“Estão a realizar isso para o povo não dizer que não realizaram nada. Isso é brincadeira, mas se a lei já foi aprovada, não faz sentido realizar essa marcha”. Donito Carlos entende que “a UNITA está com o software desactualizado, tal como o MPLA, e que devem dar espaço a novas organizações porque estes estão afogando a esperança do povo”.

Já Constantino Venâncio da Costa “Mwenho”, membro da sociedade civil contestatária, frisou que se a convocação dos protestos fosse antes “é claro que o impacto seria diferente”, disse e realça  que “não existem necessidades da UNITA sair às ruas”, porque segundo o jovem, “a marcha não vai adiar a lei orgânica. A pressão deveria ser antes da mesma aprovação”.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Advertisement

Colunistas

Daniel Sapateiro
Daniel Sapateiro (18)

Economista e Docente Universitário

Ladislau Neves Francisco
Ladislau Neves Francisco (25)

Politólogo - Comunicólogo - Msc. Finanças

Olivio N'kilumbo
Olivio N'kilumbo (21)

Politólogo

Vasco da Gama
Vasco da Gama (89)

Jornalista

Walter Ferreira
Walter Ferreira (21)

Coordenador da Plataforma Juvenil para a Cidadania