Connect with us

Lifestyle

Activistas criam biblioteca de rua para expandir conhecimento

Redação

Published

on

Trata-se de Arante Kivuvu e Francisco Mapanda, mais conhecido por Dago Nível, que criaram uma biblioteca de acesso gratuito, debaixo da pedonal da paragem Robaldina, no bairro Km9 B, no município de Viana, com objectivo de expandir o conhecimento.

O barulho das pessoas e veículos que passam pela Avenida Deolinda Rodrigues, não impediu-lhes de criar a biblioteca denominada “Despadronizada”, para ajudar os moradores deste bairro a “mergulhar” no mundo da leitura.

“A ideia surgiu quando nós frequentávamos a pedonal, fazíamos este local de venda de cigarros e pacotes de bebida alcóolica e outros produtos, a partir daí notamos a necessidade de partilha de livros”, disse ao Correio da Kianda.

“Eu e Dago Nível vínhamos com os nossos livros, líamos e debatíamos, as pessoas que estavam ao nosso redor queriam também participar das conversas, compreender o que nós líamos. Foi assim que achamos a necessidade de trazer os nossos livros de casa e colocar debaixo da pedonal para leitura grátis“, contou Arante Kivuvu.

De acordo com os activistas, no primeiro dia contaram com 14 livros, no segundo dia a demanda foi tanta que houve a necessidade de trazer mais 100 livros que havia em casa e começou a biblioteca “Despadronizada”.

Jovens disponibilizam livros gratuitamente.

Algumas pessoas doaram  livros e, actualmente, contam com mais de 500 exemplares.

Os jovens, que tornaram-se famosos pelo envolvimento no processo “15+2”, disseram ao nosso jornal que estão abertos para receber apoios.

Os activistas afirmaram que pensam em expandir a biblioteca, nos próximos tempos, a nível nacional e também estão preparados quando às chuvas começarem a cair em Luanda.

Por Nzinga Manuel

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Advertisement

Colunistas

Ladislau Neves Francisco
Ladislau Neves Francisco (23)

Politólogo - Comunicólogo - Msc. Finanças

Olivio N'kilumbo
Olivio N'kilumbo (21)

Politólogo

Vasco da Gama
Vasco da Gama (77)

Jornalista

Walter Ferreira
Walter Ferreira (15)

Coordenador da Plataforma Juvenil para a Cidadania

© 2017 - 2020 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD