Lifestyle

“Acredito que o cinema e a televisão têm o poder de difundir quem somos” 

Publicado

em

Benção Gime, nascido na província de Cabinda, é um contador de histórias que usa o audiovisual como plataforma principal para a sua narrativa. O seu objectivo é trabalhar com estórias baseadas em factos reais, que permitem transmitir mensagens fortes, inspirar novas e velhas gerações e criar ligações genuínas com o público. O realizador angolano acredita que o cinema e a televisão têm o poder de preservar e difundir a cultura nacional.

O desejo de tornar-se cineasta começou com a curiosidade própria dos primeiros anos de vida. Queria perceber como é que os filmes são produzidos e desvendar a magia associada à criação artística, num percurso profissional que começou pela fotografia clássica. De forma natural, como noutras histórias de sucesso, a experiência adquirida impulsionou o seu interesse pela vídeo-arte das imagens em movimento.

Após ter conhecido, nas redes sociais, o programa da Academia Multichoice Talent Factory (MTF) da DStv Angola, decidiu candidatar-se pela segunda vez ao concurso de bolsas de estudo. Apesar de não ter sido escolhido no ano passado, com coragem renovada e uma enorme perseverança, Benção Gime conquistou o direito a ser bolseiro da Academia MTF em 2025. 

O jovem cineasta acredita que esta conquista valoriza ainda mais a sua paixão pelas histórias de Angola e por narrativas que incluam elementos culturais e de construção da identidade. 

Licenciado em Cinema e TV, Benção Gime acumula 4 anos de experiência profissional, período em que consolidou o processo de aprendizagem. Possui mais de 20 certificações pela Escola Avmakers Brasil (especializada na formação de técnicos audiovisuais), para além de ser colorista certificado pela Blackmagic Design, o que demonstra compromisso com a excelência e desenvolvimento artístico. 

Recentemente, Justino de Carvalho e Adilson Famoroso, alumnus 2024 da Academia da MTF, partilharam com o novo bolseiro o conhecimento adquirido durante a formação na Zâmbia e sublinharam a necessidade de os novos profissionais angolanos dominarem a linguagem cinematográfica e preservarem a sua originalidade e autenticidade.

Benção Gime inclui na sua lista de referências criativas os realizadores Christopher Nolan (de filmes como ‘Batman’, ‘Memento’ ou o mais recente ‘Oppenheimer’) e James Cameron (‘Titanic’, ‘Avatar’, entre outros). Ambos marcaram profundamente o cinema moderno com obras visionárias, explorando narrativas complexas, inovação tecnológica e capacidade única de envolver o público em experiências inesquecíveis.

Com grandes expectativas, o cineasta de 25 anos, acredita que a Academia MTF vai agregar elevado valor técnico e criativo à sua trajectória pessoal e profissional, para além de contribuir para inspirar novas gerações de profissionais, para fortalecer as indústrias criativas angolanas e torná-las mais sustentáveis. 

Dois angolanos entre os seleccionados da Multichoice Talent Factory 2025/2026

1 Comentário

  1. Pingback: Dois angolanos entre os seleccionados da Multichoice Talent Factory 2025/2026 - Correio da Kianda - Notícias de Angola

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Exit mobile version