Connect with us

Politica

Acordo militar entre EUA e Angola prevê fortalecimento da capacidade técnica e operacional

Published

on

Angola e os Estados Unidos da América (EUA) assinaram esta quinta-feira, em Washington, um acordo de cooperação militar, para uma assistência técnica e logística mais estreita entre as Forças Armadas dos dois países.

Um comunicado de imprensa divulgado pela Angop refere que delegações ministeriais de ambos os países estiveram reunidas durante dois dias na capital norte-americana, com vista ao reforço das relações no campo da defesa.

Angola pretende dos EUA o fortalecimento da capacidade técnica e operacional, como a aquisição de um sistema de construção de máquinas de última geração e de pontes, veículos de transporte e logística, uma frota de veículos tácticos leves, aeronaves, entre outros equipamentos.

Os dois países vão prosseguir uma relação de segurança mais estreita, algo que voltará a ser discutido na segunda reunião do comité, a realizar-se em Luanda, em 2025, como prevê o Memorando de Entendimento assinado por Angola e os Estados Unidos, em 2017, segundo a nota.

O acordo de cooperação foi assinado pelo secretário de Estado para os Recursos Materiais e Infra-estruturas do Ministério da Defesa e Veteranos da Pátria, Afonso Carlos Neto, e pela vice-secretária de Estado adjunta principal da Defesa para os Assuntos de Segurança Internacional norte-americana, Tressa Guenov.

Por Angop