Ligar-se a nós

Politica

Acordo de paz entre RDC e Ruanda debatido em Luanda na próxima semana

Publicado

em

A proposta de paz duradoura submetida por Luanda à República Democrática do Congo e ao Ruanda, estará sobre a mesa da reunião, a decorrer na Cidade Alta, nos próximos dias 20 e 21 de Agosto. 

Segundo comunicado da Presidência da República, Luanda vai acolher a nova reunião ministerial entre a RDC e o Ruanda, no âmbito da facilitação, visando restabelecer a paz e a segurança no Leste da República Democrática do Congo.

“Antecedida por uma reunião de peritos, esta reunião resulta das recentes deslocações que o Presidente da República, João Lourenço, na qualidade de medianeiro designado pela União Africana, efectuou a Kigali e a Kinshasa, nos dias 11 e 12 do corrente mês de Agosto, respectivamente, ocasião em que procedeu à entrega de uma Proposta de Acordo de Paz, aos Presidentes Paul Kagame e Félix Tshisekedi”, diz o comunicado.

O objectivo, de acordo com a nota, é alcançar um entendimento comum, relativamente a uma solução negociada e pacífica do conflito prevalecente na Região Leste da RDC, que se agravou desde finais de 2023.

Recordar que há duas semanas, as Nações Unidas reiteraram apoio aos esforços liderados pelo presidente João Lourenço, através do processo de Luanda, para a restauração da paz naquela região. Estima-se que os conflitos no Leste da RDC tenham causado mais de 1,7 milhão de deslocados somente na província do Kivu do Norte. Em todo o país, mais de 7 milhões de congoleses foram obrigadas a deixar a suas casas devido a confrontos, de acordo com dados da ONU.

O acordo de cessar-fogo entre a RDC e o vizinho Ruanda, sob mediação do Chefe de Estado angolano, não diz se Paul Kagame assumiu envolvimento no conflito, que até então vem negando, mas fez saber que a trégua, que entrou em vigor a 04 de Agosto, e está a ser supervisionada pelo Mecanismo de Verificação Ad Hoc reforçado.

Às Nações Unidas, seguiu-se apoio de diversos países. Ontem, o Presidente da República, João Lourenço, recebeu o Ministro britânico para a África, Collins Highbury, em sua primeira deslocação a Angola.

Dentre os assuntos, Collins Highbury parabenizou os esforços para o alcance da paz no Leste da RDC, bem como, segundo a Presidência, “sublinhou a importância do incremento das relações entre Angola e o Reino Unido, enaltecendo a área das infra-estruturas, com uma referência especial ao Corredor do Lobito”.

Comunicação Integrada | Jornalismo | Tecnologias | Redes Sociais | Geopolítica | África | Inteligência Artificial

Radio Correio Kianda




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD