Economia
Acordo de Facilitação do Investimento Sustentável entre Angola e UE já em vigor
Entrou em vigor este domingo, 01, o Acordo de Facilitação do Investimento Sustentável (SIFA) entre Angola e a União Europeia, que, segundo comunicado anteriormente divulgado pela Presidência da República, tem como objectivo estimular o investimento estrangeiro, a fim de alcançar os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável.
“Deverá ser estimulada a atracção, expansão e retenção de investimento directo estrangeiro entre as partes, para efeitos de diversificação económica e de desenvolvimento sustentável”, destaca a nota.
O acordo, primeiro do género na UE e a Comissão Europeia, vai centrar-se na melhoria do ambiente empresarial através de medidas de facilitação do investimento.
Em declarações à imprensa, o vice-presidente executivo da Comissão Europeia e Comissário para os Assuntos Económicos e o Comércio, Valdis Dombrovskis, congratulou-se com a iniciativa:
“Congratulo-me com a entrada em vigor deste acordo inovador e único com Angola. O Acordo de Facilitação do Investimento Sustentável criará um ambiente de investimento moderno e mais sustentável em Angola, promovendo o crescimento económico para ambos os parceiros”, falou, citado pelo JA.
Ressaltou ainda que o acordo, assinado em 17 de Novembro de 2023, “ajudará a diversificar a economia angolana e a apoiar práticas de investimento responsáveis, reforçando a parceria entre a União Europeia e Angola”.
Ressaltar que Angola é o quinto maior destino de investimento da União Europeia no continente africano e representa 8% do investimento directo estrangeiro da UE em África.