Connect with us

Mundo

Acordo de cereais leva António Guterres a Kiev discutir manutenção

Published

on

O Secretário Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, está a caminho da Ucrânia para discutir a manutenção do acordo sobre exportações de cereais, quando ainda decorre a guerra provocada pela invasão russa, há um ano.

O Secretário Geral da ONU, António Guterres, chegou na tarde desta terça-feira, 7 à Polónia e desloca-se amanhã a Kiev, onde vai discutir com o Presidente ucraniano, Wolodomyr Zelensky, a manutenção do acordo de exportação de cereais através do Mar Negro, entre outros assuntos.

A visita à Ucrânia será a terceira que Guterres faz no último ano, e o secretário-geral das Nações Unidas deverá regressar a Nova Iorque na quinta-feira, avançou hoje o seu porta-voz, em comunicado citado hoje pela Lusa.

O chamado Acordo do Mar Negro, que facilita a saída de cereais ucranianos e outros produtos alimentícios para os mercados internacionais, foi uma das principais iniciativas da ONU no âmbito da guerra e vai expirar a 18 de Março, a menos que todas as partes concordem com a sua prolongação.

A Ucrânia é o principal exportador de cereais do mundo e está mergulhada numa guerra desde 24 de Fevereiro de 2022, quando a Rússia de Wladimir Putin decidiu evadir aquele país vizinho, reclamando anexação territorial.