Connect with us

Politica

ACJ tenta persuadir filhos de Savimbi a demarcarem-se da Fundação

Published

on

Fontes próximas a presidência da UNITA revelaram ao Correio da Kianda que o líder do partido, Adalberto Costa Júnior, teria convocado uma reunião com carácter de urgência com alguns filhos de Jonas Savimbi com intuito de persuadi-los com vista a contrariar as afirmações de Isaías Samakuva, alegando que alguns filhos não concordam com a Fundação Jonas Savimbi, por alegadamente estarem envolvidos elementos da secreta angolana.

O encontro, segundo a fonte que temos vindo a citar, foi testemunhado pelos senhores Miraldina Olga Jamba, então Presidente da LIMA no consulado de Samakuva e Ernesto Mulato, um dos conselheiros especiais de ACJ.

Entretanto, a intenção do líder da maior força política na oposição em Angola, não surtiu efeito desejado, porquanto, um dos filhos de Jonas Savimbi foi categórico em desafiar Adalberto Costa Júnior a apresentar as provas sobre o alegado envolvimento do MPLA na Fundação Jonas Savimbi

Na ocasião, Adalberto Costa Júnior teria proferido afirmações contra Samakuva, José Pedro Kachiungo “com período de suspensão já vencido” de estarem supostamente ao serviço do regime e, tendo imputado citado Cheiya e Tão Savimbi “filho de Jonas” como coniventes.

O Correio da Kianda sabe que Jinga Savimbi recusou-se a participar do encontro com Adalberto Costa Júnior “por tratá-lo de um mentiroso”.

A redacção deste jornal procurou confirmar a informação junto do veterano do galo negro, Ernesto Mulato, que confirma ter sido convidado e participou do encontro, e afirma que, a UNITA vai vencer todos ataques que tem vindo sofrer, desde o XIII Congresso que elegeu Adalberto Costa Júnior.

O antigo Vice-Presidente da UNITA disse, por outro lado, que ninguém está contra a Fundação Jonas Malheiro Savimbi, nem contra pessoa alguma, mas, a sua constituição vem em ataque a própria figura do líder fundador do partido, e a UNITA, mas, “nós vamos vencer essa batalha”.

Ernesto Mulato reforçou que “o encontro do Presidente Adalberto com os filhos do Dr. Savimbi não é algo secreto, e tudo quanto foi abordado ontem é o que o líder da UNITA disse hoje em conferência de imprensa”, mas reforçou: “a UNITA vai vencer, por que não é esta Angola que Agostinho Neto, …Menezes e outros defenderam”, disse, o também conselheiro especial do líder da UNITA.
A reunião do Presidente da UNITA, Adalberto Costa Júnior com alguns filhos de Jonas Savimbi ocorreu na manhã desta terça-feira, 9, em Luanda um dias antes da conferência de imprensa do também líder da FPU, no mesmo dia que Isaías Samakuva iria conceder uma entrevista á Rádio Ecclésia, depois de ter falado segunda-feira última para Rádio Correio da Kianda.

Jornalista multimédia com quase 15 anos de carreira, como repórter, locutor e editor, tratando matérias de índole socioeconómico, cultural e político é o único jornalista angolano eleito entre os 100 “Heróis da Informação” do mundo, pela organização Repórteres Sem Fronteira. Licenciado em Direito, na especialidade Jurídico-Forense, foi ainda editor-chefe e Director Geral da Rádio Despertar.