Connect with us

Politica

ACJ felicita Hakainde e espera que angolanos celebrem a consolidação da democracia em 2022

Published

on

O Presidente da UNITA, Adalberto Costa Júnior, felicitou o novo presidente da Zâmbia, Hakainde Hichilema, empossado ontem, 24, pela sua eleição ao cargo mais alto da magistratura da nação zambiana, e espera que os angolanos celebrem em breve “a consolidação da democracia e do Estado verdadeiramente de Direito”, numa altura em que Angola se prepara, igualmente, para realizar as eleições em 2022.

“Em nome dos militantes da UNITA e em meu nome, felicito Vossa Excelência, o Partido Unido para o Desenvolvimento Nacional (UPND) e o povo da Zâmbia pela retumbante e há muito aguardada vitória da democracia nas urnas”, começou por dizer.

Numa mensagem divulgada na sua página do Facebook, Adalberto Costa Júnior afirma que o mandato confiado a Hakainde Hichilema traduz uma oportunidade para a Zâmbia se posicionar competitiva a nível do continente e do mundo.

“Auguro que o mandato que o povo irmão da Zâmbia acaba de confiar a Vossa Excelência, além de desafiador, se traduza numa oportunidade para a República da Zâmbia se posicionar competitiva na região, no continente e no mundo, garantindo bem-estar e crescimento para os seus povos”, lê-se no documento.

O Presidente da UNITA, cita o artigo, destaca a extensa fronteira partilhada pelos dois países vizinhos, assim como os laços históricos e culturas comuns dos dois povos, agradecendo o apoio prestado aos refugiados angolanos nas diferentes fases da luta de Angola pela Independência, pela Paz e Reconciliação.

Aos 59 anos de idade, empresário, Hakainde Hichilema torna-se o 7º Presidente da Zâmbia, que venceu de forma convincente as eleições de 12 de Agosto deste ano, depois de ter obtido mais de 2,8 milhões de votos, ficando à frente do Presidente cessante, Edgar Lungu, que reuniu a preferência de 1,8 milhões de eleitores.

Por Pedro Kididi