Sociedade
Acidentes com minas causam mais de 20 mortes entre Janeiro e Outubro
Um total de vinte e uma pessoas morreram e 40 ficaram feridas no Cuito Cuanavale em consequência dos trinta acidentes com minas e outros engenhos explosivos não detonados, registados em Angola entre Janeiro e Outubro deste ano.
A informação foi avançada pelo director-geral do Centro Nacional de Desminagem (CND), tenente-general Carlos Sachimo, durante a entrega de meios de apoio operacional às brigadas de desminagem do troço Cuito Cuanavale/Mavinga.
O oficial general das Forças Armadas Angolanas acrescentou que os trabalhos de desminagem no período em referência recaíram sobre 122 hectares de terra, tendo resultado na remoção e destruição de 61 minas anti-pessoais, 114 anti-tanques e 2973 engenhos explosivos diversos.
Lembrou que a província do Cuando Cubango foi palco de grandes confrontos militares, o que a tornou numa das localidades mais minadas do país, tendo sido, até ao momento, identificados 255 áreas suspeitas de estarem minadas, o que exige dos operadores nacionais e internacionais maior esforço e dedicação no exercício das suas funções.