Economia
Accionistas da UNITEL escolhem hoje novo Presidente do Conselho de Administração
A Unitel elege seu novo presidente do Conselho de Administração, numa Assembleia-Geral convocada para hoje, 19 de Junho, dando seguimento a um processo iniciado em Dezembro de 2017, quando expiraram os mandatos dos órgãos sociais, podendo determinar o afastamento de Isabel dos Santos do posto que ocupa desde o início da operação da companhia, em 2001.
Em declarações à agência Lusa, a diretora-geral adjunta para os Assuntos Corporativos da UNITEL, Eunice de Carvalho, nada quis adiantar sobre a assembleia-geral, limitando-se a indicar que o que quer que aconteça de “relevante” na reunião será comunicada posteriormente aos “clientes, Governo e público”.
Em Março, uma Assembleia-Geral de Accionistas da Unitel transferiu as decisões relativas ao presidente do Conselho de Administração para 6 de Maio último, um encontro antecipado por outro que marcou a escolha para o mês de Junho.
A UNITEL, é detida por quatro accionistas com partes iguais , nomeadamente, PT Ventures Sonangol, Vidatel e Geni.
Isabel dos Santos, através da participação na Vidatel, era a PCA da operadora, enquanto o general Leopoldino Fragoso do Nascimento (grupo Geni, próximo de José Eduardo dos Santos, ex-chefe de Estado angolano) era presidente da mesa da assembleia-geral da empresa.