Sociedade
Abel Chivukuvuku internado com malária grave e disfunção renal
Abel Chivukuvuku, líder afastado pelos partidos políticos da Convergência Ampla de Salvação de Angola – Coligação Eleitoral (CASA-CE) está hospitalizado na Clínica Girassol, em Luanda, onde lhe foi diagnosticado malária grave com disfunção Renal.
O político deu entrada na referida unidade hospitalar há seis dias apurou o Jornal de Angola junto de fontes médicas. A fonte, que pediu para falar sob anonimato, revelou que Abel Chivukuvuku foi submetido a uma diálise, mas passa bem.
De acordo com a fonte, Abel Chivukuvuku pode estar recuperado nos próximos quatro dias sem necessidade de um novo tratamento de hemodiálise.
Abel Epalanga Chivukuvuku nasceu no Bailundo (Huambo) a 11 de Novembro de 1957). É um político angolano que ocupou durante mais de 30 anos posições de destaque na UNITA, mas saiu deste partido em 2012 para fundar coligação de partidos políticos a CASA-CE. Abel Chivukuvuku ingressou na UNITA em 1974, passando em 1979 para o braço militar do movimento. Promovido a tenente, foi chefe adjunto das Telecomunicações externas do movimento. Nos anos 1980, já tenente-coronel, foi chefe-adjunto dos Serviços de Inteligência Militar da UNITA, sendo depois mudado para a área diplomática, representando o partido em Portugal, no Reino Unido, junto da ONU, e nos países do Leste europeu.