Ligar-se a nós

Sociedade

Abandono de pacientes com cancro preocupa direcção do IACC

Publicado

em

O número de pacientes internados abandonados com cancro, sobretudo os provenientes de outras províncias, preocupa o Instituto Angolano de Controlo do Cancro (IACC).

Segundo a directora de enfermagem do IACC, Esmeralda Nunda, no momento, existem no Instituto vários pacientes cujos tratamentos já terminaram, mas continuam no hospital por não terem familiares na capital do país.

A situação, de acordo com a directora Esmeralda Nunda, tem dificultado o internamento de outros pacientes, tendo adiantado que o instituto regista anualmente cerca de mil novos casos da doença, sendo os cancros da mama, do colo do útero e da próstata os mais frequentes em adultos.

Diariamente, “o hospital atendia mais de 300 pacientes, porém agora, os Serviços de Oncopediatria foram transferidos para o novo Hospital Geral de Cacuaco, o que reduziu, consideravelmente, o número de atendimentos”. disse.

Esmeralda Nunda adianta que o IACC, nunca registou falta de medicamentos, nem de máquinas de quimioterapia, entretanto, a reduzida capacidade de internamento, é a principal dificuldade.

Continuar a ler
Clique para comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD