Economia
Abacate do Huambo cobiçado nos Países Baixos
Aconteceu esta quarta feira, 27, o lançamento do primeiro Closer Regional do Acabate, na província do Huambo.
Durante o evento, o Embaixador dos Países Baixos, Tsjeard Hoekstra, lançou o desafio aos empresários do sector agrícola a exportarem em 2025, o primeiro contentor carregado de abacate do Huambo para o Porto da Holanda.
Segundo o diplomata, o referido carregamento irá estabelecer as bases para o fluxo constante crescente e cada vez mais variável desta fruta que também é chamado de “Ouro Verde”.
O embaixador ressaltou que o objectivo é capacitar os agricultores, as mulheres, os jovens locais e criar oportunidades de desenvolvimento económico para melhorar as condições de vida dos angolanos.
Acrescentou que esta iniciativa é um impulso do povo holandês para a qualidade e a quantidade da produção do abacate no Huambo, e é crucial para o sucesso da plataforma logística da Caala e para o desenvolvimento regional.
Com um investimento de 1,1 milhão de euros, a plataforma logística da Caala está localizada no Corredor do Lobito, e entre as Estradas Nacionais 120 e 260, resultado de uma parceria do Governo aAngolano, representado pela Arcla, com o Reino dos Países Baixos.
Por Judith da Costa