Connect with us

Politica

A visão de Lutero rescova sobre as autarquias de 2020

Published

on

Torna-se a cada dia que passa um dos assuntos mais presentes na agenda política do país, Autarquias locais.

Ávidos, estão os Angolanos que na expectativa de verem os problemas dos seus municípios serem resolvidos, Olhão para o ano 2020, data marcada para a realização das autarquias locais , como o ano do milagre.

Se por um lado há quem olha para as autarquias como a solução imediata dos vários problemas que assolam os Angolanos, por outro, há, quem afirme, que as autarquias não serão uma “panaceia” que irá resolver a situação dos Angolanos, de um dia para outro, conforme fez saber o Deputado do MPLA Lutero rescova em entrevista ao Correio da Kianda.
.

Para Lutero rescova, o MPLA defende a efectivação das autarquias em todos os municípios, mas não de forma simultânea, e considera ser uma ilusão, aqueles que pensam que as Autarquias será a cura da doença que ainda enferma o país.

” Não podemos criar ilusões as pessoas, no sentido de lhes transmitir a ideia de que no dia seguinte as eleições Autárquicas tudo o que são os problemas dos municípios, em relação a energia, água, saneamento básico, saúde estarão resolvidas, pelo contrário, é uma responsabilidade grande que se cria, porque de modo natural estas localidades vão ganhar uma autonomia, logo terão que ser elas próprias a gerar os recursos que vão permitir a resolução dos problemas que a população vive. Considerou!

O correio da Kianda andou por alguns municípios de Luanda e Benguela onde para além de fazer um retrato real da situação de cada um, ouvimos vários cidadãos que agastados com a situação em que vivem os seus bairros, esperam das autarquias uma solução.

Das reclamações mais ouvidas e que anseiam que sejam resolvidas em 2020, mencionamos aqui algumas: O índice elevado de criminalidade, a corrupção nos hospitais, bairros sem energias, falta de água canalizada entre outras preocupações, foram os mais ouvidos pela nossa reportagem.