Connect with us

Politica

“A UNITA não vai aceitar qualquer manobra contra sua soberania”, avisa General Numa

Published

on

À margem do acto que culminou com a formalização da candidatura de Adalberto Costa Júnior à Presidência da UNITA, nesta quarta-feira, 10, o Correio da Kianda conversou com o político da UNITA e General, Abílio Camalata Numa, a quem questionamos se a UNITA estaria preparada, caso o Tribunal Constitucional, voltasse a impugnar o 13º Congresso, agendando para Dezembro próximo, que até esta sexta-feira, penúltimo dia da formalização de candidaturas, apenas um militante formalizou-se, no caso, Adalberto Costa Júnior.

Numa, um dos generais influentes na UNITA, que considerou o acórdão do TC como um ataque ao Galo Negro, disse, em entrevista exclusiva ao Correio da Kianda, que o seu partido, já não vai aceitar, interferências de um tribunal, que no seu entender, considera, estar à reboque do Partido no Poder.

“Se voltarmos a verificar mais um ataque à soberania da UNITA, então estaremos prontos para assumirmos outros protagonismos. Porque a UNITA não vai se deixar permanentemente a ser enxovalhada, por um órgão, que está ao serviço do MPLA, não vamos aceitar isto”, disse, o General.

Camalata Numa, ao Correio da Kianda, falou ainda do momento actual que o seu partido vive, tendo admitido, a falta de coesão interna, quando questionado, se havia união no seio da UNITA.

“Em todas as organizações no mundo, até mesmo nas igrejas, nunca há 100 por cento de unanimidade, portanto, foi sempre assim”, amenizou.

ACJ formaliza candidatura

O ex-líder da UNITA, destituído do cargo por anulação do XIII congresso do partido, formalizou a sua candidatura nesta quarta-feira, 10. No acto da formalização, fez-se acompanhar pela sua mandatária, Navito Ngolo, e pelo director da sua campanha eleitoral, Liberty Chiyaka, assim como o seu porta-voz, Adriano Sapiñala, de Nelito Ekuikui, sendo este último, o encarregue pela sua campanha em Luanda.

No seu discurso, falando para centenas de militantes e simpatizantes da UNITA, Costa Júnior, prometeu não desiludir aqueles que acreditam em si, palavras ditas, após oficializar a sua candidatura.