Politica

“A União Europeia continua a ser o maior doador em Angola” – MIREX

Publicado

em

“A União Europeia continua a ser o maior doador em Angola e está totalmente empenhada em apoiar o desenvolvimento sustentável e o bem-estar do povo angolano”.

A afirmação vem escrita num comunicado do Ministério das Relações Exteriores, por ocasião do encontro entre o ministro Téte António e a Embaixadora Rosário Bento Pais, Delegada da União Europeia acreditada na República de Angola, para avaliação dos preparativos para a sétima Cimeira União Africana – União Europeia, a realizar-se neste mês de Novembro, em Luanda.

A cimeira, de acordo com o MIREX, vai reunir os 27 Estados membros da UE e os 55 países que integram a UA, numa altura em que os dois blocos celebram 25 anos de parceria e num momento crucial em que Angola assume a presidência rotativa da organização continental.

“A parceria entre a União Africana e a União Europeia foi formalmente estabelecida no ano 2000, na primeira Cimeira África-UE, realizada em Cairo, República Árabe do Egipto”, recorda o comunicado.

A esta reunião, seguiram-se a Cimeira realizada em Lisboa (2007), Tripoli (2010), Bruxelas (2014), Abdijan (2017) e de novo em Bruxelas (2022).

“A UE tem sido um parceiro de longa data de Angola. Desde 2012, o Caminho Conjunto União Europeia – União Africana tem dado a oportunidade do estabelecimento de um diálogo mais aprofundado com vista a uma parceria mais ampla e mais forte, para além da cooperação para o desenvolvimento tradicional”, lê-se no comunicado.

O reforço da parceria aconteceu recentemente, com a assinatura do Acordo de Facilitação do Investimento Sustentável e do Memorando de Entendimento para apoiar o desenvolvimento do Corredor do Lobito, o que, de acordo com o MIREX, “demonstra um renovado impulso político”.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Exit mobile version