Connect with us

Mundo

“A situação é apocalítica”, diz governador sobre explosões em Beirute

Redação

Published

on

A União Europeia (UE) está a preparar o destacamento urgente de meios para ajudar as autoridades libanesas, na sequência das violentas explosões em Beirute, que fizeram mais de cem mortos, anunciou hoje a Comissão Europeia.

“O Mecanismo de Protecção Civil da União Europeia está agora a coordenar o destacamento urgente de mais de 100 bombeiros altamente treinados, com veículos, cães e equipamentos, especializados em busca e salvamento em contextos urbanos”, segundo um comunicado do comissário europeu para a Gestão de Crises, Janez Lenarcic.

Os meios disponibilizados por Bruxelas, depois da activação do Mecanismo de Protecção Civil da UE a pedido de Beirute, irão trabalhar com as autoridades libanesas.

O executivo comunitário destaca ainda que a Holanda, a Grécia e a República Checa confirmaram já a sua participação nesta operação e que a França, Polónia e Alemanha ofereceram ajuda através do mecanismo.

300 mil desabrigados

Até 300 mil pessoas terão ficado sem casa em Beirute devido às explosões que abalaram ontem a cidade, matando mais de 100 cidadãos, indicou hoje o governador da capital do Líbano, Marwan Abboud.

“Perto de metade de Beirute está destruída ou danificada”, considerou o governador, estimando que 250 a 300 mil pessoas tenham ficado sem abrigo.

Abboud disse à agência France-Presse que deu uma volta pela cidade, calculando que “os danos podem ascender a entre três e cinco mil milhões de dólares”.

A situação é apocalítica. Beirute nunca viveu uma situação destas na sua história”, acrescentou Abboud.

O governador recisou que aguarda uma avaliação de especialistas e de engenheiros.

Duas fortes explosões sucessivas sacudiram Beirute na terça-feira, causando mais de uma centena de mortos e mais de 4.000 feridos, segundo o último balanço feito pela Cruz Vermelha.

As violentas explosões terão tido origem em materiais explosivos confiscados e armazenados há vários anos no porto da capital libanesa.

Por Lusa

Veja abaixo o momento das explosões

Continue Reading
Advertisement
1 Comment

1 Comment

  1. Pingback: João Lourenço lamenta mortes em Beirute - Correio da Kianda - A verdade em notícia

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Advertisement

Colunistas

Ladislau Neves Francisco
Ladislau Neves Francisco (23)

Politólogo - Comunicólogo - Msc. Finanças

Olivio N'kilumbo
Olivio N'kilumbo (21)

Politólogo

Vasco da Gama
Vasco da Gama (75)

Jornalista

Walter Ferreira
Walter Ferreira (14)

Coordenador da Plataforma Juvenil para a Cidadania

© 2017 - 2020 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD