Connect with us

Opinião

A queda do Estado democrático e de direito

Published

on

Certamente já viu o vídeo! O badalado vídeo(não por ser engraçado ou por ser de um artista qualquer) mas porque mostra um cidadão a ser alvejado por um (vilão/herói) agente dos especiais.

Num primeiro olhar, apenas um agente que alveja um cidadão que se pressupõe bandido, portanto do mal. As conclusões, que na verdade nada mais senão especulações são muitas e para diversos gostos: “Bandido tem que morrer”- uns dizem. “A ‘polícia’ não pode matar assim”- outros defendem. “Seria pior se fosse o inverso. Estes não têm piedade”- outra corrente de pensamento que certamente já ouviu ou mesmo defendeu. 

A verdade é que mesmo mesmo que se encontre acerto em qualquer dos posicionamentos, aquele vídeo não mostra apenas e só um agente a alvejar um cidadão que ao que o vídeo mostra, até já estava  neutralizado, mostra um verdadeiro atirar dos princípios fundamentais do Estado democrático e de direito para o chão. Exagero!? Infelizmente não. Os direitos civis, direitos naturais ou se preferir direitos fundamentais e o respectivo respeito por eles são a base da democracia e dos Estados tal como conhecemos hoje. E isto sem falar dos inúmeros acordos dos direitos humanos.

Dirão, os bandidos são impiedosos. As vezes até fazem pior. Não duvido! Mas o Estado é um ente de bem. Não perdoa 70×7, mas sempre age bem, dentro do que a lei consagra. Portanto, não pode um tentáculo do Estado(que devia garantir segurança)fazer tal coisa; E mais, se age o Estado assim, qual a diferença entre a instituição Estado e os criminosos?

“Mas também nos EUA acontecem coisas do género”- muitos têm tal posicionamento. E é verdade! Só que com a diferença no poder e organização das organizações. -As tais organizações fortes das quais Obama um dia falou e recomendou para África.- O que eleva o sentimento e sentido de crença nas mesmas por parte da população e mesmo do mundo. 

Outra coisa que não pode ser desligada da atrocidade, é o efeito negativo sobre a popularidade do Presidente da República. Pois é, tudo acaba por cair sobre a cabeça do líder máximo. Essas coisas da política têm dessas injustiças.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Advertisement

Colunistas

Daniel Sapateiro
Daniel Sapateiro (24)

Economista e Docente Universitário

Ladislau Neves Francisco
Ladislau Neves Francisco (27)

Politólogo - Comunicólogo - Msc. Finanças

Olivio N'kilumbo
Olivio N'kilumbo (21)

Politólogo

Vasco da Gama
Vasco da Gama (91)

Jornalista

Walter Ferreira
Walter Ferreira (22)

Coordenador da Plataforma Juvenil para a Cidadania