Connect with us

Economia

“A qualidade constitui factor nuclear de segurança das sociedades com impacto directo na saúde” – Disse o ministro Victor Fernandes

Published

on

O ministro da Indústria e Comércio, Victor Fernandes, considerou a qualidade como factor nunclear de segurança das sociedades por ter impacto directo na saúde e na vida das pessoas. O governantes discursava em Luanda, nesta quarta-feira, 03, quando procedia o discurso de abertura do Workshop sobre Controlo e Certificação da Qualidade e a Feira de Tecnologia da Qualidade.

O evento visou assinalar o primeiro aniversário do Instituto Nacional de Controlo da Qualidade (INACOQ), com a realização em simultâneo de uma feira de Tecnologias de Qualidade, bem como um torneio de Damas.

“A qualidade constitui factor nuclear de segurança das sociedades com impacto directo na saúde  e vida das pessoas, animais, meio ambiente e na economia”, disse o titular da pasta na abertura do workshop.

Segundo ainda Victor Fernandes, a qualidade assume relevância nas relações económicas internacionais, como padrão de referência da credibilidade e segurança dos produtos, serviços e respectivos processos de produção, comercialização e distribuição atentendo padrões técnicos, científicos e legislativos harmonizados, entre os diferentes sistemas de qualidade internacionais ou nacionais, constituindo assim marco de sabedoria dos países para a protecção das suas sociedades e economias.

No final da sua intervenção, o Ministro fez saber que as estratégias de acção  adoptadas pelo Instituto Nacional de Controlo da Qualidade  da Indústria e Comércio durante o seu primeiro ano de exercício, resultaram em indicadores de produtividade nos âmbitos da padronização da qualidade e da Assistência Laboratorial, marcadamente crescentes e encorajadores, pelo que o Ministério da Indústria e Comércio  continuará a proporcionar os apoios inerentes ao contínuo  desenvolvimento institucional desta entidade, assim como a expansão dos seus serviços em todo o território nacional, reforçando assim, o Sistema Angolano da Qualidade (SAQ).

José Alberto Sofia, O Director Geral do Instituto Nacional de Controlo da Qualidade (INACOQ), José Alberto Sofia, que abordou o tema Estratégias, desafios e acções desenvolvidas pelo Instituto Instituto Nacional de Controlo da Qualidade (INACOQ), fez saber que o Workshop enquadra-se nas comemorações do I°aniversário do INACOQ, e que  mediante a esta data, foi oportuno fazer-se este Workshop que reuniu alguns actores nacionais e estrangeiros convidados, para poderem interagir e trocar experiências, no que concerne ao alinhamento do Sistema Angolano da Qualidade, para que a ideia de proteção, defesa e soberania em termos de qualidade seja uma realidade.

O Diretor do INACOQ destacou ainda a realização da feira de Tecnologias do INACOQ, cujo objetivo reside em concentrar no mesmo recinto, fazedores de qualidade, quer sejam empresas públicas ou privadas, para que  desta forma possam expor os equipamentos, que os mesmos actores disponibilizam ao mercado nacional, e que são usados pelas instituições da qualidade.

Alberto Sofia fez saber ainda que esta feira de Tecnologias serviu como interação entre os fazedores de qualidade e os que desponibilizam os serviços, e desta interação resultar o intercâmbio técnico científico, e posteriormente possa vir a celebrar-se as relações de intercâmbio institucional.

Neste Workshop as discussões estiveram a volta de temas como Estratégias, Acções Desenvolvidas e Desafios, Sistema de Gestão  da Qualidade de processos de Produção  Primária de Alimentos, Sistema de Gestão da Qualidade de Processos Produtivos Industriais, bem como, Experiência de Parceria Estratégica entre o INACOQ e a ANIESA, no âmbito da Segurança Alimentar.

O momento também foi reservado para uma visita guiada à Feira de Tecnologias da Qualidade e ao torneio de damas.

Participaram do Evento, Directores Nacionais, Empresários, Agentes Económicos, Reguladores, entre outros actores ligados ao sector da qualidade.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.