Connect with us

Opinião

A Paz como garantia de um futuro melhor para os Jovens

Published

on

Os jovens são os maiores beneficiários da paz, um factor incomensurável, que permitiu que o País pudesse se concentrar nos desafios do desenvolvimento, criando programas e políticas para melhorar a educação, a saúde, construir infra-estruturas, lutar contra a fome e a pobreza e conseguir que a juventude, em particular, sinta o impacto das políticas do Estado e do Governo e quiçá, um sector empresarial público e privado robusto.

De forma concreta, a paz impacta a vida dos jovens de várias formas:

1 – Desenvolvimento saudável: a paz permite que os jovens desenvolvam-se de forma saudável, sem o impacto negativo de conflitos armados, violência, opressão ou discriminação.

2 – Condições justas: a paz cria condições mais justas,  e equitativas para todos, oferecendo maiores oportunidades e acesso aos recursos, serviços e educação.

3 – Protecção: a paz protege os jovens do cumprimento obrigatório do serviço militar, mas concretamente ir na linha de  fogo, jovens não precisam fugir a “rusga”, têm a oportunidade de conseguir realizar seus sonhos.

4 – Diversidade: a paz promove o respeito, a diversidade cultural, étnica e religiosa, incentivando o diálogo e a convivência pacífica entre indivíduos e grupos diferentes.

5 – Participação: a paz permite que os jovens participem activamente na tomada de decisões que afectam as suas vidas, envolvendo-se na formulação de políticas, na construção de instituições e na defesa dos seus direitos.

Todos esses motivos tornam a paz um valor fundamental para os jovens, e para toda a sociedade. Portanto, é essencial que os jovens sejam incentivados a promover e valorizar a paz no País, na família, nas escolas, no trabalho e nas comunidades em que estão inseridos.

É pois, nossa responsabilidade, promover a PAZ através do diálogo construtivo, da educação para a tolerância, da cooperação e da solidariedade. Independentemente quem realiza iniciativas que promovam a paz e reconciliação nacional, serão merecedoras do nosso aplauso.  Nota dez aos jovens angolanos pela marcha de hoje, sábado, 15, em apoio à paz celebrada no dia 4,  que permitiu distinguir muitas figuras, dentre elas angolanos que se destacaram no mundo da ciência.