Connect with us

Lifestyle

“A Nossa Senhora da Loja do Chinês” é o novo filme da Geração 80

Redação

Published

on

Escrito e realizado por Ery Claver, “A Nossa Senhora da Loja do Chinês”, longa-metragem de ficção produzido pela Geração 80, está em fase de filmagens, com lançamento previsto para 2021.

É a primeira longa metragem de Ery Claver, um realizador que tem como set a rua, o urbano e as relações interpessoais, o humano/personagem no coração da história. O filme é a “continuidade do compromisso da Geração 80 em contar histórias angolanas, produzir cinema independente e de autor”, diz o comunicado enviado ao Correio da Kianda.

“Há muito eu queria fazer um filme centrado no poder. O que se esperava era que eu narrasse o poder político ou o poder do Estado, mas não era sobre isso. Eu queria falar sobre o poder da presença, mesmo quando a presença não é mais física. Para mim, a família condensa tudo,
as relações de poder universais da natureza humana, os aspectos universais do homem e da mulher angolana”, afirmou Ery Claver.

De acordo com a sinopse, Domingas, uma senhora amargurada pela perda da única filha, assiste com ressentimento o marido Bessa, à beira da morte. Para reconstruir o lar abalado, aceita comprar a novidade do bairro: uma pequena estátua de plástico da Virgem Maria, vendida na loja do Sr. Zhang Wei.

Ery Claver

Ery Claver iniciou a sua carreira como operador de câmara, trabalhando em inúmeros programas e documentários para televisão. É na Geração 80 que aprofunda seu estilo como director de fotografia, trabalhando nos filmes “Concrete Affection – Zopo Lady” (2014) e “Havemos de Voltar” (2017), curtas-metragens realizadas por Kiluanji Kia Henda, entre outras produções.

Enquanto realizador, investe em uma linguagem que experimenta luz, sons, palavras, personagens marginalizados e a forma de captar as memórias da própria cidade de Luanda, com destaque para “Lúcia no céu com semáforos” (2018) em parceria com a cineasta cubana
Gretel Marín.

O filme foi exibido em diversos festivais internacionais, como Clermont-Ferrand International Short Film Festival na França, o Videoex – Experimental Film & Video Festival na Suíça e para o Festival de Cine Africano Tarifa-Tânger, na Espanha e Marrocos.

Ery também assina o guião e a direcção de fotografia da primeira longa metragem de ficção da Geração 80, em parceria com Fradique, “Ar Condicionado” e tem em “A Nossa Senhora da Loja do Chinês”, a sua estreia como realizador de uma longa metragem.

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Advertisement

Colunistas

Ladislau Neves Francisco
Ladislau Neves Francisco (23)

Politólogo - Comunicólogo - Msc. Finanças

Olivio N'kilumbo
Olivio N'kilumbo (21)

Politólogo

Vasco da Gama
Vasco da Gama (83)

Jornalista

Walter Ferreira
Walter Ferreira (15)

Coordenador da Plataforma Juvenil para a Cidadania

© 2017 - 2020 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD