Politica
“A guerra não deve ser necessária para se ter paz”- Carolina Cerqueira
As guerras no médio oriente e a que opõe a Ucrânia e a Rússia mereceram destaques no discurso de boas vindas da Presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, na abertura da 147ª Assembleia-Geral da União Interparlamentar (UIP), que conta com delegações de 130 países, e junta mais de 1700 delegados de todo mundo, em Luanda.
A Presidente da Assembleia Nacional defendeu hoje, na capital angolana, na abertura da União Interparlamentar, a necessidade de se pararem com as guerras em todo mundo.
“Não podemos ignorar que vivemos num contexto mundial de guerras com efeitos nefastos, que provocam a desestruturação e a fragilização das instituições democráticas e de justiça, a violação permanente dos direitos humanos fundamentais e, por isso, devemos acreditar que a paz, é o único caminho a seguir”, defendeu, a parlamentar.
Fazendo referência aos conflitos que se vive actualmente pelo mundo, a líder parlamentar chamou a atenção para a promoção do bem-estar social, pois, ressaltou, “os conflitos são uma ameaça à paz, a dignidade da pessoa humana, estabilidade, segurança e ao desenvolvimento dos Estados. A guerra não deve ser necessária para se ter paz”, apelou.
Destacou, por outro lado, no seu discurso, a importância do papel das parlamentares na defesa da justiça e paz em todo mundo, e apelou aos participantes na 147ª reunião da UIP, a darem o seu contributo necessário para a elevação da sua afirmação neste sentido.