Sociedade
Existência de um suposto grupo de meliantes “Cuna Mata” não passa de um boato
Depois de vários relatos, denunciando a existência de um suposto grupo de sequestradores denominados “CUNA-MATA, que têm estado a criar pânico em vários pontos de Luanda com destaque no município de viana, o Correio da Kianda, deslocou-se na manhã desta quinta-feira nos bairros Boa-Fé, Caop-B, e Mirú com objectivo de constatar os relatos das denúncias vindas daquelas zonas, mas ao que podemos constatar, trata-se de um “boato” instalado, e que tem estado a criar um sentido de insegurança.
Durante o nosso percurso, começando pela Caop-B, em viana, conversamos com os mototaxistas que disseram-nos terem ouvido rumores, mas, que ao de concreto como se especula até agora nada viram, e indicaram-nos a escola número 5, sita no Bairro Caop, onde se dizia ser, o local onde alguns alunos terão sido ingetado com água de bateria, mas depois de lá chegarmos, quando eram por volta das 9 horas, e termos conversado com os seguranças e a direção da mesma, foi desmentida a informação que dava conta da passagem naquela mesma instituição dos supostos “CUNA-MATA”.
Continuando, partimos para o mirú, onde o cenário foi quase o mesmo. Ninguem mostrou-nos pelo menos alguem, ou um familiar com parentes que terão sido atacados pelos supostos meliantes.
Mudando de rota, deslocamo-nos ao colégio ITENVANDO, nas imediações da sanzala, em viana, onde segundo uma denúncia chegada a nossa redação enquanto andavamos por aquelas zonas de viana, dava conta que naquele mesmo instante os supostos deliquentes encontravam-se naquela instituição, facto que também foi desmentido após termos chegado aquele colégio, quando eram por volta das 12 horas desta quinta-feira.
Em virtude dos rumores, durante a nossa ronda, foi visível em várias escolas, ver encarregados com um semblante de preocupação, esperando em cada portão da escola o seu filho, com o medo de ser atacado, enquanto que outros em coversa, proibiram os seus filhos a não irem a escola até que este sentido de insegurança passe.
De forma a tranquilizar a população a Polícia Nacional atravês do seu gabinete de comunicação institucional do comando provincial de Luanda, numa nota chegada até ao Correio da Kianda, tranquiliza os munícipes de viana e apela aos cidadãos que em caso de alguma informação, denunciem atravês do terminal: 914041039.
Segundo a nota, diligencias continuam em curso para o esclarecimento da situação e para reposição do sentimento de insegurança das populações de Luanda.