Connect with us

Politica

“A diversificação da nossa economia é uma questão vital para nós” – João Lourenço

Published

on

Numa entrevista exclusiva a Televisão Central da China (CCTV), o Presidente da República, João Lourenço, falou sobre a importância da diversificação da economia nacional para, sobretudo, criar mais empregos.

“A diversificação da nossa economia é uma questão vital para nós. Só com isso vamos reduzir as importações, aumentar a oferta de bens e serviços essenciais, ter excedentes para poder exportar e, sobretudo, vamos poder reduzir, consideravelmente, o grande número de desemprego que infelizmente ainda temos no país”, disse.

O Chefe de Estado angolano, que falou para milhões de espectadores, principalmente cidadãos chineses ligados directa ou indirectamente ao sector comercial e industrial, ressaltou o trabalho que o seu Governo tem em curso para diminuir a dependência do sector petrolífero.

“O sector do petróleo e gás não cria muitos empregos o que cria são outros sectores da economia, como agricultura, pescas, turismo”, ressaltou, no principal canal de televisão chinês.

Acompanhado por uma delegação composta por cinco ministros, João Lourenço efectuou uma visita oficial de três dias a China, a convite do seu homólogo, Xi Jinping. A agenda incluiu a participação num Fórum de Negócios e audiências a empresários chineses interessados em investir em Angola ou que já tem investimentos no país. Como resultado, foram rubricados doze acordos, bem como garantias de abertura de linhas de crédito para as pequenas e médias empresas angolanas, com o Banco de Desenvolvimento da China.

“Temos forte expectativa de mais investimento directo chinês na nossa economia” – Massano