Connect with us

Opinião

As conferências de imprensa da UNITA e do MPLA

Published

on

A conferência de imprensa da UNITA sobre a possibilidade de uma iniciativa legislativa para a destituição do PR João Lourenço, teve como base fundamentos de ordem política, aliás, por ter sido mesmo apresentado pelo líder do grupo parlamentar.

Entretanto, a dimensão da viabilidade constitucional sobre o mesmo assunto vai obedecer os seus trâmites, sendo certo que, caberá à mesa da Assembleia Nacional por via da sua presidente, fazer o expediente de pronunciamento.

Na sua dimensão mais política, devia o Grupo Parlamentar do MPLA ter feito uma conferência de imprensa com o objectivo de demostrar coesão entre os seus deputados, posicionamento ideológico,  e apresentar pelo discurso político a sua narrativa de réplica aos factos narrados pelo grupo parlamentar da UNITA.

Estamos em presença de um verdadeiro combate político, não podendo ser transportado ao partido MPLA, era oportuno ter havido proporcionalidade na fundamentação de contestação por parte do líder da bancada parlamentar do MPLA.

A unidade ao líder do MPLA, por conseguinte Presidente da República João Lourenço, se manifesta não apenas por actos de massa, também, e sobretudo pela intervenção política nos espaços comunicantes privilegiados.

João Lourenço precisa obter da sua bancada parlamentar, um sinal inequívoco de lealdade política. Tinha que haver uma discussão, que no âmbito da responsabilidade institucional, fosse defendida. O efeito seria criar convicção aos deputados da bancada parlamentar do MPLA sobre o perigo político da proposta da UNITA.

Em política, temos uma dimensão da realidade e outra de percepção, aqui, nesta última, tem sido explorada pela principal força política da oposição.

A UNITA no seu comunicado de imprensa, faz um apelo aos deputados na Assembleia Nacional a votarem de forma favorável, ou seja, torna de forma explícita a certeza e o desejo de ter apoio para luta da sua proposta legislativa, de destituição do PR.

Continue Reading
1 Comment

1 Comment

  1. Francisco André

    20/05/2024 at 12:09 pm

    Uma análise bem equilibrada, Ilustre Walter.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *