Connect with us

Especial RDC

“A CENI anuncie como vencedor aquele que o povo votou”, defende jornalista Hortence Sebastian

Published

on

A jornalista da Agência Press Congolese disse à Rádio Correio da Kianda que está a gostar do andamento do processo de votação nesta quarta-feira, 20, na cidade capital da República Democrática do Congo, Kinshasa.

A profissional da comunicação social congolesa falava aos nossos microfones durante a cobertura do pleito eleitoral, depois dela ter cumprido o seu dever de cidadania.

“Eu, enquanto jornalista, acordei 6h30, fui logo no terreno, visitei sete assembleias de voto e o ambiente era tranquilo e o processo corre sem sobressaltos, apesar de ter constatado que em algumas assembleias o material eleitoral chegou um pouco tarde, outra situação que se notou é ausência dos nomes do eleitores nas listas, e não sabiam que era por ordem alfabética, ficaram largas horas a procurar”, disse Hortance.

Quanto ao material, em alguns lugares “os aparelhos não tinham cabo de alimentação eléctrica e pediram que as pessoas esperassem, já que os eleitores chegaram muito cedo, mas depois, a situação ficou controlada”, disse.

A nossa interlocutora falou que “os cidadãos estão a votar, mas a coisa importante que esperamos é aceitação dos resultados. Como os cidadãos vão aceitar os resultados que as instituições vão publicar, que a população aceite o presidente que será anunciado como vencedor, mas também, a instituição responsável pelo processo não anuncie outra pessoa, mas aquele que a população escolheu”, disse, Hortence.

Acompanhe a cobertura completa das eleições na RDC, na Rádio Correio da Kianda, em 103.7 FM para Luanda, e no portal www.correiokianda.info.

Por Queirós Chilúvia, directo da República Democrática do Congo 

Jornalista multimédia com quase 15 anos de carreira, como repórter, locutor e editor, tratando matérias de índole socioeconómico, cultural e político é o único jornalista angolano eleito entre os 100 “Heróis da Informação” do mundo, pela organização Repórteres Sem Fronteira. Licenciado em Direito, na especialidade Jurídico-Forense, foi ainda editor-chefe e Director Geral da Rádio Despertar.