África
Tunísia: autoridades prendem figura proeminente da oposição durante protesto na capital
A proeminente figura da oposição tunisina, Chaima Issa, foi detida no sábado, 29, pela polícia enquanto participava de um protesto na capital. Momentos antes de sua prisão, Issa e outros dois políticos condenados convocaram a oposição dividida a se unir, por formas a levar o país a uma escalada de manifestações contra o Presidente, Kais Saied, que acusam de estar a governar mal e a implementar na Tunísia um regime autoritário.
Chaima Issa, que recebeu uma sentença de 20 anos de prisão, descreveu as acusações que pesam contra si, como injustas e politicamente motivadas.
Esta detenção de acordo com a imprensa local, ocorreu um dia após um tribunal de apelação ter aplicado penas de prisão de até 45 anos a um grupo de líderes da oposição, empresários e advogados.
Entretanto, a Human Rights Watch descreveu o julgamento como uma “farsa de justiça”.
Durante uma ampla tomada de poder em Julho de 2021, Saied suspendeu o parlamento e expandiu o poder executivo para poder governar por decreto.
Desde então, tem prendido muitos de seus críticos, justificando que suas acções são legais e visam acabar com os anos de caos e corrupção desenfreada que assola a Tunísia.
Continuar a ler
