Ligar-se a nós

Sociedade

Instituto Nacional de Estatística reafirma divulgação do Censo 2024 na próxima semana

Publicado

em

A divulgação dos resultados do Recenseamento Geral da População e Habitação (Censo), realizado em 2024, serão conhecidos definitivamente na próxima quinta-feira, 20. A informação é confirmada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), através da sua página oficial, consultada pela Rádio Correio da Kianda nesta sexta-feira, 14.

Referir que a recolha massiva de dados do censo 2024 decorreu de 19 de Setembro a 19 de Novembro do ano passado, após dias de prorrogação.

Os resultados preliminares do Recenseamento Geral da População e Habitação de 2024 seriam divulgados na primeira quinzena de Maio passado, depois de realizado um inquérito pós-censitário, visando calibrar a consistência da informação recolhida.

Entretanto, o porta-voz do INE, Hernani Pena Luís, explicou em Fevereiro deste ano, que o inquérito pós-censitário era uma operação micro, seguindo um normativo das Nações Unidas, e com envolvimento de algumas localidades municipais e comunais.

Este anúncio de cumprimento da data de divulgação dos resultados, divide especialistas que levantam questionamentos sobre o rigor que deve nortear este tipo de processo, uma vez que a publicação dos mesmos já foram várias vezes adiadas.

Pelo menos 79 mil 423 agentes de campo, estiveram envolvidos no Censo, sendo00 67 mil 131 recenseadores e 12 mil 92 supervisores, em todo o território nacional.

O primeiro censo realizado em Angola, depois da Independência Nacional, ocorreu de 16 a 31 de Maio de 2014. Neste Censo, ficou apurado a existência de 25 milhões 789 mil e 24 habitantes no país.

Continuar a ler
Clique para comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

Radio Correio Kianda

Publicidade




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD